Brasil, 26 de Setembro de 2016

GTPS lança segunda Consulta Pública para Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável

Os Interessados têm até o dia 7 de abril para enviar comentários sobre o documento no link: https://pt.surveymonkey.com/r/GMSS7HM

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) lança hoje, 7 de março, a segunda Consulta Pública para o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável. A etapa tem o intuito de compilar comentários de entidades, formadores de opinião e público geral. O material, que já passou por uma primeira etapa de consulta pública, pode ser acessado pelo link: https://pt.surveymonkey.com/r/GMSS7HM. O documento tem como objetivo encorajar todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina a usarem indicadores como uma ferramenta de busca da sustentabilidade. Os interessados têm até o dia 7 de abril para enviar comentários sobre o documento.

Elaborado pela Comissão de Desenvolvimento do Guia do GTPS, o material foi construído com a participação de todos os setores interessados na sustentabilidade da pecuária, conforme orientações internacionais da ISEAL Alliance para processos participativos de múltiplos atores. O Guia de Indicadores contempla uma abordagem gradual com diferentes estágios de desempenho, aplicável a todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina brasileira.

Como é uma ferramenta de autoavaliação, será responsabilidade de cada usuário avaliar o seu próprio desempenho ou dos integrantes de sua cadeia de valor. Vale destacar que o GTPS não verifica, endossa, certifica e emiti qualquer parecer ou selo aos usuários do GIPS, e não autoriza qualquer usuário a emitir declarações ou utilizar a logomarca do GTPS.

Segundo o presidente do GTPS, Fernando Sampaio, a intenção deste Guia é ser inclusivo. “Queremos contemplar desde os iniciantes na jornada da sustentabilidade até os que buscam demonstrar resultados alcançados. Temos certeza de que todos os elos da cadeia podem se tornar ainda mais sustentáveis”, observa.

Sobre o GTPS

Criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Em 2014, o grupo recebeu o Certificado de Excelência em Sustentabilidade na categoria Governança Corporativa, entregue pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) em reconhecimento ao processo claro e transparente de tomada de decisões e demonstração de resultados do GTPS. Mais informações sobre o GTPS estão disponíveis no site www.pecuariasustentavel.org.br. Acompanhe também pelo twitter, em @gtps_brasil, e pelo Facebook, em www.facebook.com/gtpsbrasil.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish