Brasil, 24 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Clareamento dental enfraquece os dentes. Mito ou verdade?

  • Escrito por  Heloisa Paiva
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

A moda dos dentes branquíssimos está pegando o brasileiro de jeito. Nos Estados Unidos, essa onda tem mais de uma década e já se fala em “bleachorexia” – tipo de transtorno de quem tem desejo contínuo de clarear os dentes. De acordo com a American Academy of Cosmetic Dentistry, os americanos gastam mais de um bilhão de dólares por ano com produtos clareadores comprados em farmácias. Sem dúvida, ter um sorriso bonito, com dentes alinhados, claros e funcionais, é desejo de muitos. Mas no Brasil, desde 2015, é proibida a venda dos clareadores dentais em farmácias. Ou seja, o clareamento dental deve ser realizado somente em consultório odontológico, por um cirurgião-dentista experiente. É o que defende a cirurgiã-dentista Alessandra Pereira de Andrade, professora do curso de atualização* da FAOA – Faculdade de Odontologia da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

“Desde a resolução da ANVISA, publicada no Diário Oficial da União em 6 de fevereiro de 2015, a venda de clareadores é realizada apenas sob prescrição do cirurgião-dentista e a comercialização dos produtos é realizada diretamente a profissional legalmente habilitado e pessoas jurídicas que prestem serviços odontológicos”, diz Alessandra. “Ainda assim, alguns efeitos adversos do tratamento clareador podem ocorrer mesmo sob supervisão especializada, já que são inerentes à técnica clareadora”.

De acordo com a especialista, alguns pacientes podem apresentar uma sensibilidade dolorosa transitória. Além disso, quem tem sensibilidade dentinária, presença de restaurações extensas ou possíveis trincas nos dentes deve ser criteriosamente avaliado antes de ser submetido ao clareamento, porque não se pode descartar a possibilidade de um aumento de sensibilidade durante o tratamento.

“Vale alertar que, dependendo do pH do agente clareador utilizado, também pode haver uma perda mineral. Isso significa que repetir o processo de clareamento em curtos períodos pode acarretar numa alteração da superfície do esmalte dental – que permanece em contato direto com o gel clareador durante o procedimento de clareamento. Ao invés de insistir na técnica de clareamento com regularidade, os pacientes deveriam ser orientados a prolongar os resultados para permanecer com dentes brancos por mais tempo. Isso implica na diminuição da ingestão de alimentos e bebidas com pigmentos, como café, refrigerantes à base de cola, vinho, molhos vermelhos e determinados temperos de coloração quente”, diz a professora da FAOA.

Para aqueles que sentem vontade ou necessidade de clarear os dentes, a especialista recomenda consultar um cirurgião-dentista para que o profissional indique e realize o protocolo mais adequado para cada caso. Em determinadas situações, o profissional poderá inclusive optar por uma combinação de procedimentos, clareando os dentes mais saudáveis e recorrendo a outras técnicas, como laminados e lentes de contato dental, para harmonizar o sorriso de forma que o resultado seja tão luminoso quanto natural.

Fonte: Prof. Dra. Alessandra Pereira de Andrade, cirurgiã-dentista, professora do Curso de Atualização em Dentística (com ênfase na Estética)

da FAOA – Faculdade de Odontologia da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – www.faoa.edu.br.

Iniciado em junho, o curso tem duração de seis meses.

Mais informações em: http://www.faoa.edu.br/index.php/curso/81/atualizacao/abordagem-atual-em-dentistica-com-enfase-em-estetica

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::