Brasil, 17 de Outubro de 2017

Como recuperar celular perdido ou roubado?

• Escrito por  Tatiana Cantoni
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Ter o celular perdido ou roubado é uma situação à qual todos estão sujeitos. Qualquer pessoa que já passou por isso sabe das dores de cabeça de se perder contatos, fotos, mensagens e dados importantes.

Segundo um levantamento feito pela GloboNews, os roubos de celulares no estado de São Paulo aumentaram 23% em 2016 na comparação com 2015. 250 mil ocorrências foram registradas, atingindo uma média de 650 casos por dia. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, apenas em janeiro deste ano o número de roubos de telefones celulares no Estado cresceu 6% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A melhor solução para esse problema seria evitar usar o celular na rua. Mas como deixar de lado um aparelho tão importante no dia a dia? Sendo assim, a ADT, maior empresa de monitoramento de alarme do Brasil, elaborou algumas dicas para recuperar ou bloquear o aparelho em casos de roubo ou perda. Confira.

Android: Se seu celular estava conectado à internet, você pode entrar no site http://www.google.com/android/devicemanager para rastreá-lo por meio da exibição da localização mais recente do smartphone. Os itens “Apagar” e “Bloquear”, que removem todas as suas informações pessoais do aparelho, também são boas opções, já que eles protegem sua privacidade e impedem que a pessoa que roubou o celular o utilize. Se você acha que perdeu seu celular por perto, o site também te ajuda a encontrá-lo. Basta selecionar “Tocar” e o aparelho começa a fazer barulho para que seja encontrado. Alguns aplicativos para Android também podem ser úteis na busca do smartphone, veja aqui;

IOS: O iPhone tem um serviço chamado “Buscar Meu iPhone” que localiza o aparelho conectado à internet e permite algumas ações que ajudam a minimizar o prejuízo com a perda do aparelho. Para acessar a ferramenta entre em: https://www.icloud.com/#find. Ao selecionar o “Modo Perdido”, o celular é bloqueado e passa a exibir uma mensagem para que quem achá-lo entre em contato com o dono. Também há o serviço “Apagar iPhone”, que limpa todas as informações do celular e impede sua utilização, tornando o aparelho inútil. “Reproduzir Som” faz um barulho alto para que você consiga encontrar o celular quando ele estiver perto de você; Para mais informações, acesse o link;

Windows Phone: O WP também tem uma ferramenta para encontrar o smartphone. Ela está disponível em https://www.windowsphone.com/pt-br/my/find e permite localizar, bloquear e apagar o celular. Para mais informações, acesse o link;

Bloqueio de IMEI: Se você tem certeza que perdeu seu celular, certifique-se de não bloquear apenas o número telefônico, mas também o IMEI do aparelho, um código numérico que identifica o modelo do smartphone. Com essa ação, o celular torna-se inútil. Também é importante registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil, preferencialmente antes de fazer o requerimento de bloqueio na operadora. Caso você recupere o celular depois de bloqueá-lo, também é possível comunicar a operadora para que ela libere novamente o smartphone;

Como obter o número do IMEI: Vá até o aplicativo de chamadas telefônicas e digite *#06#. Anote o número que aparece na tela e guarde-o em algum lugar seguro. Essa função é válida para Android, iOS e Windows Phone. Veja este tutorial de como descobrir seu IMEI.

Também vale a pena ficar atento à recomendações para evitar furtos e assaltos. No nosso blog, demos algumas dicas que incluem, por exemplo, não andar pelas ruas com fones de ouvido. Confira aqui (colocar aqui o hiperlink da matéria sobre fones de ouvido).

Código de segurança
Atualizar