Brasil, 19 de Agosto de 2017

A incrível história por trás do autor de O Pequeno Príncipe

• Escrito por  Caroline arnold
  • Publicado em Demais

Todos conhecem Antoine de Saint Exupéry por conta da obra O Pequeno Príncipe, porém esquecem que existe uma história extensa e cheia de aventuras. O pensador, filho de Conde, ingressou no serviço militar em 1921, se tornou piloto e em 1939 teve participação na guerra contra a Alemanha Nazi. Morreu com seu avião alvejado em 1944, em missão de reconhecimento e nunca mais foi encontrado. Apesar de o alemão Horst Rippert confessar ser o responsável pelos tiros, são muitos os mistérios que rondam a morte do autor.

De fato O Pequeno Príncipe, que conta com duas traduções do selo Via Leitura, da Edipro, é um grande sucesso e foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos, quando teria feito visitas ao Recife. Portanto, tem um significado importantíssimo e se trata de um dos mais tocantes escritos.

Porém, Exupéry vai além desta obra, também lançada pelo selo Via Leitura, Cartas à Mãe é o maior tratado de amor de um filho por uma mãe. O incrível pensador escreveu, entre 10 e 44 anos, cartas que enviava a sua mãe com diversos assuntos, como as guerras das quais o autor participou, as leituras que fazia e os locais que visitou como aviador.

Além dessas duas incríveis obras, a Edipro tem em seu catálogo Cidadela, a história de um governante, que faz uma analogia entre cidades e os impérios construídos dentro de cada um de nós. Voo Noturno é sobre as aventuras de um piloto e de um telegrafista enfrentando uma longa tempestade e carrega o questionamento da essência humana, do amor, da amizade e da solidariedade. Terra dos Homens trata-se de uma emocionante autobiografia de Exupéry como piloto, que ficou 14 dias quase sem água e sem comida, um relato de sobrevivência.

E, por último, Piloto de Guerra, obra famosa que condensa meses de voo em uma única e aterrorizante missão de reconhecimento fotográfico como piloto na Segunda Guerra Mundial, em 1940, quando fez parte do Grupo 2/33. Ele medita e reflete sobre o homem, a civilização e o absurdo de ter a França mergulhada naquele morticínio.

Essas incríveis obras vão te emocionar e lhe convidar a conhecer muito mais sobre este incrível piloto, escritor, pensador, soldado, ilustrador e poeta.