Brasil, 11 de Dezembro de 2017

Colégio Poliedro promove Festival Literocultural

Durante o evento, estudantes, familiares e amigos irão mergulhar no mundo dos livros, ampliar o universo cultural e compartilhar as descobertas que a leitura traz

Em um momento em que a comunicação ágil, curta e objetiva, por meio de redes sociais, tem grande proporção, valorizar a palavra e a cultura é fundamental. Com o objetivo de fomentar o gosto e o prazer pela construção de um bom texto, seja escrito, falado, cantado, desenhado, apreciado ou compartilhado, o Colégio Poliedro, em São José dos Campos (SP), promove no próximo dia 3 de junho o Festival Literocultural (FLIC).

De acordo com Neuza Factori de Almeida, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Poliedro, a escola é um ambiente que se caracteriza pela leitura, aquisição e entendimento de diferentes linguagens. Neste ambiente, há uma rotina de estudo e produção de conhecimento e, certamente, todo esse esforço só tem sentido quando é compartilhado e passa a ter uma função na comunidade escolar. “Por isso, eventos como o FLIC, que apresentam projetos e ideias são sempre importantes, pois ampliam o entendimento e o significado dessas produções”, afirma.

Durante o primeiro trimestre, conta Neuza, os alunos e professores construíram um repertório de trabalho pautado em textos, leituras e produções que certamente ampliaram as possibilidades de leitura e entendimento de todos. Para cada ano, foi proposto um trabalho com um gênero literário diferente.

Os estudantes desenvolveram projetos de Língua Portuguesa e investiram em temas e gêneros diversos. Quem visitar a FLIC, poderá viajar com a Boneca de Kafka (6º ano), recordar e se divertir com causos de Pedro Malasartes (7º ano), conferir as notícias do Jornal Poliedro (8º ano manhã e 8º ano Ismart) e se encantar com as leituras de contos infantis e os mistérios de Agatha Christie (9º ano manhã e 9º ano Ismart).

Já o projeto de História e Geografia possibilita um retorno a São José dos Campos de antigamente e reflexões cidadãs acerca de cidade. Filosofia compartilhará o projeto Humanizar-se, que pretende valorizar a ação solidária. As produções de Artes, por sua vez, poderão ser apreciadas em diferentes espaços, com propostas interativas (oficinas) para os visitantes.

Outro destaque do FLIC será a presença de Tito Prates, escritor da biografia autorizada de Agatha Christie. ‘Nossos alunos de 9º ano leram alguns títulos desta autora e para o evento organizaram uma encenação, que pretende levar o visitante a vivenciar um pouco do mistério e suspense produzido em suas obras’, descreve Neuza.

Alunos do professor Celso Pan, do módulo de música, farão uma apresentação ao som de violão e coral e, ao final do evento, haverá uma apresentação do grupo regional Bola de Meia. Também ocorrerão sessões de leitura em formato Círculo de Leitura e o Poliedro receberá jovens escritores para um bate papo.

Evento – Festival Literocultural

Data – 03 de Junho

Horário – das 9h00 às 13h00

Sobre o Colégio Poliedro

Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Colégio Poliedro trabalha dia a dia com a missão de formar e transformar jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em cidadãos atuantes, protagonistas e conscientes de seu papel e de sua responsabilidade na sociedade.

Para enfrentar o desafio de educar, o Colégio tem como proposta de formação a valorização do conhecimento em um ambiente estimulante, onde destacam-se a dedicação, a autonomia e a tecnologia.

Para saber mais a respeito do Colégio Poliedro, acesse: www.colegiopoliedro.com.br.

Código de segurança
Atualizar