Brasil, 20 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como Usar a Música Para Aprender Inglês?

  • Escrito por  Caique Fernandes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Especialista explica como a música pode ajudar no aprendizado de um outro idioma e dá dicas de como utilizá-la;

Centro Britânico Idiomas promove uma série de pocket shows com bandas e cantores de destaque no cenário musical para promover o aprendizado do inglês;

A música é uma linguagem universal, usada para a comunicação, inspiração, educação e entretenimento, capaz de mudar o humor de crianças e adultos. Afinal, como afirma Amanda Cunha, consultora acadêmica do Centro Britânico Idiomas, “quem nunca ouviu uma música quando estava triste para ficar alegre ou, ainda, quem não se lembra de canções que aprendeu na infância para a hora do lanche?, por exemplo?”. A música, segundo ela, sempre fez parte da vida dos seres humanos. “Ela sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação”, argumenta.

Como a música pode ajudar no aprendizado?

“Já reparou que, às vezes, você escuta uma música uma única vez e ela fica o dia todo na mente? Pois bem, e por que não a usar na educação? Aprender com música é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, emoção e a audição do aluno. A música é uma forma lúdica de aprendizagem, que sempre foi parte da vivência humana”, conta a consultora acadêmica.

As crianças aprendem com música desde muito cedo, seja em canções de ninar ou para brincar mesmo. Por isso, segundo Cunha, não é incomum que pessoas de todas as idades, jovens ou adultas, a as apreciem enquanto trabalham ou estudam. “A utilização de músicas no ensino se torna mais fácil, principalmente quando se acredita que a tradução não é necessária para transformar informações em conhecimentos de forma significativa”, completa.

Quais as vantagens de aprender outro idioma com a música?

“Com crianças pequenas, por exemplo, esse recurso é mais largamente utilizado, pois elas ainda não possuem o domínio da escrita e precisam recorrer à memorização. A música auxilia nesse processo de fixação” explica Amanda Cunha.

No geral, o processamento da linguagem e da música acontece na mesma região do cérebro. “A música pode ser utilizada para criar um ambiente acolhedor para o aprendizado e desenvolver a compreensão auditiva, além de servir de material para discussão, aperfeiçoamento da pronúncia, expansão do vocabulário e ampliação do conhecimento cultural, entre outras coisas”, conta a consultora.

No Centro Britânico Idiomas, por exemplo, o aprendizado é estimulado de acordo com os interesses dos alunos. É por isso que a escola tem um projeto que se chama CB In Concert em parceria com o Midas Music, Estúdio do Rick Bonadio, realizando uma série de pocket shows exclusivos em suas unidades e parceiros com bandas e cantores de destaque no cenário musical, como Christopher Clark ganhador do X-Factor Brasil, Maria Brasil, Kell Smith, Vitor Kley, Kilotones, banda que ganhou um concurso e tocou no Lollapalooza 2017, entre outros. Esses shows têm repertório com músicas em inglês, sessão de perguntas e respostas entre o público/alunos e os artistas. “É uma experiência para que eles possam compreender as letras de suas músicas favoritas ou emblemáticas. Isso torna a dedicação deles bem maior e o aprendizado mais fácil”, conta Cunha.

Outra iniciativa nesse sentido foi o Centro Britânico Music Fest – concurso cultural promovido em parceria com o estúdio Midas Music, que buscou talentos musicais no cenário musical brasileiro e como prêmio ofereceu a gravação de um single, clipe e sessão de fotos no estúdio de Rick Bonadio em São Paulo.

Inglescommusica.jpgComo aprender inglês com música?

A música deve ser parte do repertório de ferramentas pedagógicas utilizadas no processo de aprendizagem, já que possui uma linguagem autêntica, aspectos culturais e se utiliza de letras de fácil memorização, de forma que os alunos percebem o uso imediato dessa linguagem, consolidando o aprendizado. “O interessante é que eles acompanhem a canção com a letra, ouçam e leiam ao mesmo tempo, em uma forma divertida e eficaz de associar a forma escrita e a pronúncia. Eles devem procurar as palavras que desconhecem em um dicionário para terem certeza de seus significados naquele contexto, prestando atenção na pronúncia. Uma vez memorizada a letra, eles devem repetir o processo”, explica Cunha, que ainda completa: “Músicas trazem uma fonte muito divertida de prática por repetição, pois cantamos o refrão várias vezes, o que nos leva a assimilar linguagem, assim como pronúncia, de forma lúdica. A repetição auxilia no processo de consolidação, ou seja, permite que itens de linguagem sejam realmente aprendidos, e, posteriormente, utilizados em diferentes situações de comunicação, pois quanto mais usamos a linguagem, mais rapidamente conseguimos acessá-la na hora de falar, o que permite uma comunicação mais fluida, sem grandes pausas”, finaliza a consultora acadêmica do Centro Britânico Idiomas.

Sobre o Centro Britânico (www.centrobritanico.com.br)

Fundada em 1969, o Centro Britânico é uma escola especializada no ensino de idiomas de forma consistente, eficiente e diferenciada, através de constante reciclagem de métodos, treinamento de funcionários e adequação da infraestrutura às exigências do mercado.

Com mais de 45 anos de atuação, o Centro Britânico vem realizando o sonho de seus alunos com a proficiência em idiomas. A metodologia segue o quadro comum Europeu, o que garante que o aluno avançado do Centro Britânico seja avançado no mundo todo, produzindo um reflexo diretamente no índice de aprovação nos exames internacionais: 92%.

A instituição é homologada e chancelada por Cambridge English Language Assessment como centro preparatório e aplicador de exames internacionais no Brasil. Desde 2008 atua no sistema de franquias e, atualmente, conta com 30 unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Amazonas oferecendo aulas de inglês internacional, espanhol, alemão, italiano, francês e português para estrangeiros.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::