Brasil, 19 de Agosto de 2017

Chiaramonte Forneria oferece o melhor da gastronomia do Sul da Itália no Cambuci

• Escrito por  Leticia Lemos
  • Publicado em Demais

Nova casa tem cardápio variado com pizzas napolitanas e de metro, antepastos, massas, risotos, carnes e frutos do mar

A Chiaramonte Forneria abre as portas, hoje, 30 de maio, com a proposta de reunir em seu cardápio pratos inspirados na culinária da Sicília, região cheia de cores e sabores que deu origem a uma das culturas gastronômicas mais ricas da Itália.

Instalada no Cambuci, a casa faz homenagem à uma família nobre da Sicília, os Chiaramonte, que contribuíram para o desenvolvimento da região.

Dos dois fornos saem Pizzas Napolitanas e de Metro - em formato retangular e com massa mais grossa e crocante -, e a tradicional Farinata, uma massa típica da região da Ligúria elaborada com grão de bico. Além das redondas feitas com farinha italiana, o lugar com clima aconchegante também serve antepastos, massas e risotos, pratos elaborados com frutos do mar e sugestões feitas com carnes.

Com a opção à la carte no jantar, o restaurante optou pelo serviço à russa para a hora do almoço, onde as porções são servidas em sequência pelos garçons diretamente nas mesas. Para compor esse cardápio são oferecidas saladas, antepastos, pães, pizzas, massas e risotos à vontade por R$ 39,00 por pessoa. Se o cliente quiser acrescentar uma opção de carne, frango, polpettone ou San Peter na refeição, o valor sobe para R$ 54,00.

Principais estrelas da Forneria, as pizzas são oferecidas nos sabores tradicionais e em versões exclusivas como a Dona Ana que leva berinjela sem casca com aliche importado (R$ 55,00). Há também a Ricobarc que combina ricota fresca temperada com bacon (R$ 59,00) e a de Camarão, elaborada com o crustáceo e mozzarella (R$ 75,00)

Já, as Pizzas de Metro, com massa grossa e mais recheadas, são servidas em porções individuais nos sabores Mozzarella Abundante, com dose extra de molho de tomate e queijo (R$ 12,00), Azeitona e Mozzarella, com azeitonas verdes (R$ 15,00) e Mozzarella e Pimentão, feita com pimentão vermelho em conserva (R$ 15,00).

Entre as saladas, a Caprese ganha uma nova versão combinando tomatinhos com mozarela de búfala, manjericão e tempero servido em ampola (R$ 29,00). Outra sugestão exclusiva é a Salada de Finocchino preparada com erva-doce e molho especial (R$ 28,00).

Como opções de entrada, o chef sugere o Arancine, bolinho a base de risoto de funghi e parmesão, servido com o molho do chef (R$ 22,00) e a Lucertola em Marinata, uma especialidade Mediterrânea preparada com lagarto e molho escabeche (R$ 25,00).

Entre as sugestões de pasta a Macchiato Chiaramonte é um capeletti tricolor recheado com mozarela de búfala finalizado na manteiga de garrafa e servido com tomatinhos e manjericão fresco (R$ 35,00). Outras opções são o Tortelli de Brie com Damasco (R$ 33,00) e o Panzotti de Búfala com tomate confitado e alcachofra marinada (R$ 38,00).

A casa também tem diversas versões de Risotos, como o de Shimeji com Brie, o Mare, feito com mariscos, polvo, lula e camarões (R$ 45,00) e o Risoto de Linguiça com Vinho Tinto servido com crosta de queijo (R$ 34,00).

Outra especialidade são as Polentas super cremosas. Uma leva cobertura de Caponata com Mascarpone (R$ 42,00) e a outra é servida com Ragu de Calabresa (R$ 32,00)

Outras atrações são Bisteca Marinada com Berinjela Caprese (R$ 43,00), o Arroz Amalfi, preparado com açafrão, mariscos, lula, camarão, polvo e pimentão (R$ 59,00) e o Pernil de Vitela ao molho de estragão, acompanhado de brócolis e batatas rústicas (R$ 59,00).

Entre as sobremesas, o Tiramissu com mascarpone, vinho massala e nibs de cacau (R$ 21,00) divide as atenções com a Torta de Ricota com Geleia de Tomate (R$ 18,00) e com a cremosa Panacotta de Doce de Leite com Flor de Sal (R$ 17,00).

Com capacidade para 160 lugares e cozinha envidraçada para que público possa acompanhar a movimentação ao redor das panelas, a casa tem acessibilidade (elevador) nos 2 andares e banheiros para deficientes.

CHIARAMONTE FORNERIA
Funcionamento:
Almoço: de terça a sexta, das 12h às 15h e sábado, das 12h às 16h. Jantar: terça a quinta, das 18h30 às 23h30, sexta e sábado, das 18h30 às 0h30. Domingo, das 12h às 23h
Endereço: Av. Lins de Vasconcelos, 1771, Cambuci
Estacionamento: Av. Lins de Vasconcelos, 1794 - Valores: R$ 10,00 almoço e R$ 15,00 jantar.
Cc: todos
Fone e reservas: 11 5062-2506