Brasil, 17 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

5% da população mundial é afetada pela gagueira

  • Escrito por  Ana Lúcia Duran
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O problema ainda atinge 70 milhões de pessoas no mundo que gaguejam cronicamente por falta de tratamento e orientação.

A gagueira é um distúrbio da fluência da fala, caracterizado por repetições, prolongamentos da silaba ou hesitações e pode estar acompanhada por movimentos (piscar olhos, por exemplo) e emoções negativas que revelam insegurança e trazem prejuízos na comunicação e algumas vezes pode atrapalhar o aprendizado durante a fase escolar. Se não for tratado, o problema na vida adulta afeta a vida social e profissional.

A fonoaudióloga Ana Lúcia Duran da capital paulista conta que isso acontece porque cada som da fala tem um tempo usual para ser falado. “Esse tempo depende da região onde a fala é produzida. No caso da gagueira, alguns sons demoram mais para serem ditos por falha na temporalização em áreas corticais do hemisfério esquerdo. Esse tempo maior interfere na fluência e caracteriza o quadro”, explica.

A gagueira do desenvolvimento tem seu início na infância (entre 3 e 6 anos) e pode continuar (ou não) na vida adulta. “Depende se for tratado corretamente”, fala a fono que ainda diz que “pessoas que não tratam a gagueira tem a produção da fala mais trabalhosa, têm dificuldades em fazer a ligação entre sons, sílabas, palavras e a formação de frases simples não é automática ou espontânea”.

Isso é um distúrbio causado por diversos fatores que podem estar ligados à genética e geralmente está associado com ansiedade desencadeada por algum fator social, no ambiente familiar ou escolar.

A gagueira adquirida, ou seja de causa neurológica, ocorre após hemorragia cerebral ou traumatismo craniano que causam lesões permanentes.

Ana conta que a incidência é maior no sexo masculino e segundo pesquisas, isto deve-se a determinados genes responsáveis pela etiologia da gagueira aparecerem mais nos homens.

Vale lembrar que ninguém é 100% fluente, ou seja, situações de comunicação sob grande carga de estresse podem desencadear uma disfluência momentânea. A especialista fala ainda que se a gagueira persistir por mais de oito semanas, sem a influência de fatores externos, deve-se buscar ajuda especializada para não tornar o problema crônico.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::