Brasil, 17 de Outubro de 2017

Cooper incentiva, por meio de projetos, comunidade a preservar o Meio Ambiente

• Escrito por  Silvia Regina
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

As Filiais da cooperativa em Blumenau, Indaial e Jaraguá do Sul recebem materiais recicláveis durante o ano inteiro e realizam o descarte correto

No dia 5 de junho é celebrado em todos os continentes o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais e a importância de preservar os recursos naturais do planeta. A data sempre inspira várias ações que possam impactar a sociedade de forma positiva, mas a preservação precisa ser um exercício diário de todos. Com o intuito de incentivar a sustentabilidade do planeta, a Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí) desenvolve diversas ações durante o ano inteiro por meio do Programa Cooper Sustentável.

A campanha Bairro Limpo, que iniciou em 2003, faz parte do Cooper Sustentável e oferece para a comunidade uma alternativa de descarte correto de materiais recicláveis e que podem ser trocados por bônus de compra nas filiais da rede. Cada material corresponde a um valor por quilo, por exemplo, o alumínio pode ser trocado por um bônus de R$ 1,00 o quilo e o plástico por R$ 0,10 o quilo. Com o bônus, o cooperado ou cliente, consegue retirar o valor em mercadorias na cooperativa.

A ação visa estimular a reciclagem de resíduos domésticos, levando à conscientização para a diminuição dos impactos ambientais. Durante os quatro primeiros meses deste ano, a campanha Bairro Limpo já arrecadou aproximadamente 10,5 toneladas de materiais recicláveis. A Cooper orienta que os materiais recicláveis devem ser separados corretamente por categoria: alumínio, plástico, papelão e etc, e acondicionados em caixas ou sacolas plásticas para a entrega nos locais de coleta. Além disso, precisam estar limpos e as latas de alumínio e garrafas plásticas podem ser amassadas, os papelões e caixas de longa vida desmontados e os vidros inteiros e limpos.

Outra iniciativa é a coleta de óleo de cozinha usado, que são encaminhados para uma empresa credenciada para o descarte correto deixando milhões de litros de água livres da poluição que o óleo usado causa. Este ano, a Cooper já recebeu mais de 13 mil litros de óleo de cozinha usado. O produto pode ser entregue nos postos de coleta da cooperativa, armazenado em garrafas pet, em qualquer dia e horário de funcionamento da loja.

E para incentivar ainda mais a redução do uso de sacolas plásticas, no dia 5 de junho, a Cooper vai comercializar a Bolsa retornável (Ecobag) pelo valor R$ 3,59. O Programa Cooper Sustentável ainda oferece o Cooper Sustentável nas Escolas, desenvolvido em escolas próximas a Cooper com palestras de conscientização através de ações de cooperação; apoio ao Mesa Brasil do SESC e o A escola Vem a Cooper, que consiste em palestras com a temática do consumo consciente, onde os alunos de maneira bem dinâmica recebem orientações e dicas de como reduzir a produção do lixo dos materiais de consumo que são adquiridos nas compras mensais familiares.

Saiba mais sobre o Programa Cooper Sustentável no site www.cooper.coop.br/cooper-sustentavel

Código de segurança
Atualizar