Brasil, 1 de Outubro de 2016

Cetesb inicia o monitoramento da qualidade do ar no Guarujá

Em decorrência da intensa atividade de movimentação de carga e descarga de granéis no porto de Santos, que podem gerar a emissão expressiva de poluentes na atmosfera, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, instalou na região de Vicente de Carvalho, no município de Guarujá, na margem contrária do estuário de Santos, uma estação de monitoramento da qualidade do ar para medir a concentração das partículas denominadas MP10, cujas dimensões são iguais ou menores que 10 micrômetros (0,01 milímetros), capazes de penetrar no aparelho respiratório do ser humano e causar sérios danos à saúde.

O equipamento, que entrou em operação em fevereiro, está instalado no pátio do Posto de Bombeiros à rua Capitão Alberto Mendes, 225 e as medições estão sendo feitas durante 24 horas. A cada seis dias, os resultados obtidos – e que serão disponibilizados mensalmente para consulta no QUALAR – Sistema de Informações da Qualidade do Ar que pode ser acessado pelo site da Cetesb (http://ar.cetesb.sp.gov.br/qualar/) - serão comparados com os padrões de qualidade do ar para MP10, estabelecidos pelo Decreto Estadual nº 59113, de 2013, que estabeleceu novos padrões de qualidade para o Estado de São Paulo.

As atividades que se desenvolvem no porto santista, proveniente da recepção, estocagem e embarque de grãos, além do tráfego intenso de caminhões, que se desenvolvem também no outro lado do canal do estuário, em Guarujá, tem gerado muitas reclamações da população devido aos níveis expressivos de poluentes na atmosfera e forte odor. Agora, com esta nova estação, que se somará ao serviço de monitoramento das estações automáticas instaladas na Ponta da Praia, em Santos (próxima ao porto) e outra no bairro do Boqueirão, possibilitarão um acompanhamento das tendências e mudanças na qualidade do ar na região, servindo para o aprimoramento do diagnóstico da poluição atmosférica na Baixada Santista e fornecendo subsídios adicionais para o planejamento de ações de controle.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish