Brasil, 19 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

3 formas de aprender e exercitar a memória

  • Escrito por  Thaise Xavier
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

3 formas de aprender e exercitar a memória

Especialista em aprendizagem e memorização explica como aprender realmente e guardar o aprendizado na mente

Para muita gente, aprender uma matéria da escola ou faculdade pode ser bastante difícil. Segundo Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem e criador do curso Memorização Avançada, esse sentimento de dificuldade pode ser vencido. “Se você sabe falar português, significa que você aprendeu o idioma, então você é um bom aprendiz”, incentiva o especialista. Segundo ele, aprender significa segurar na mente, ou seja, ter acesso a uma informação e criar um significado a partir dela. “Ler e assistir a uma aula não é aprender. Você pode ler mil páginas e não aprender nada do que está escrito nela”, conta Victor, que destaca como podemos compreender melhor a forma como aprendemos as coisas. “Existem, essencialmente, três maneiras de aprender, e nós praticamos todas elas desde que nascemos”, explica, antes de listar todas.

1- Repetição ativa

A primeira forma de aprender é por meio da repetição ativa. “Quando você consegue, por meio da repetição ativa, obter um input de informação, seu cérebro começa a absorver o que você está lendo”, explica, reforçando que é preciso que a repetição seja ativa, ou seja, sem simplesmente ler o que está escrito em voz alta, semelhante a uma criança cantando canções infantis. “Elas repetem e erram, e tentam repetir de novo muitas vezes, até acertarem”, completa.

2- Observar as informações e criar uma relação de causa e efeito

Segundo Victor, a segunda forma de aprender é por meio de uma representação mental que fazemos ao receber informações. “Diferente das crianças muito pequenas, que precisam visualizar aquilo que aprendem nós adultos conseguimos fazer representações mentais das informações”, explica. Vitor ressalta que o processo de memorização de algo desta forma ocorre em três etapas: pergunta, teste e celebração. Para Victor, é realizada uma pergunta com base nos novos estímulos, que nos levam a criar uma hipótese, que gera uma pergunta. “É isso que acontece quando você lê informações no livro, processa mentalmente aquilo que leu, e faz um exercício com uma pergunta”, explica. Por fim, Victor ressalta que uma rápida celebração é importante no processo de aprendizagem. “É muito importante reconhecer a vitória de um novo aprendizado”.

3- Associar o novo aprendizado com algo conhecido

Criar associação de uma informação nova a algo que a gente conhece é uma das melhores formas de reter um novo conhecimento na mente e memorizá-lo. Victor Ribeiro explica que a associação é muito utilizada quando se utiliza uma metáfora para compreender algo novo. “Se você precisa entender o que é uma autarquia, por exemplo, pode fazer comparação com o departamento de uma empresa, caso você não tenha compreensão do funcionamento do serviço público e trabalhe em uma empresa privada”, explica o especialista, que recorda pequenas histórias ou contos que os professores utilizam para explicar uma matéria.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::