Brasil, 21 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Autoridades estaduais e municipais participam de carreta do Dia da Mobilidade Elétrica

  • Escrito por  Paula Balduino
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Evento contará com subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado; secretários de Transporte e Meio Ambiente do município; vereadores; entre outros

Ford adere ao evento com Fusion Hybrid, que desfilará ao lado do Tesla Model S, Toyota Prius, Lexus CT 200h, Porsche Cayenne híbrido, Volkswagen Golf GTE, Volvo XC90 T8, Nissan Leaf, Renault Kangoo e Mercedes-Benz smart fortwo electric drive

O Dia da Mobilidade Elétrica, comemorado em 27 de maio, contará com a participação de diversas autoridades federais, estaduais e municipais, que acompanharão a carreata de veículos híbridos e elétricos pela capital paulista, e a entrega do primeiro eletroposto público da cidade, que acontece ao final do evento. Entre os participantes, estarão presentes:

Subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo do Estado de São Paulo - Roberto Sekiya;

Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do estado de São Paulo - Marcelo Strama;

Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes - Sérgio Avelleda;

Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade - Irineu Gnecco;

Secretário do Verde e do Meio Ambiente - Gilberto Natalini;

Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais - Fábio Lepique;

Assessor Especial da Secretaria da Saúde - Sérgio Vallin;

Vereadores – Mário Covas Neto (PSDB), Adilson Amadeu (PTB) e Police Neto (PSD)

A iniciativa vem para chamar a atenção aos benefícios ambientais, sociais e econômicos que uma frota limpa, eficiente e silenciosa traz aos grandes centros urbanos. Em sua segunda edição, a mobilização levará as bandeiras verdes e sustentáveis ao trânsito de São Paulo. O trajeto será entre as praças Amadeu Amaral (R. Treze de Maio) e Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, onde será entregue o primeiro posto elétrico de abastecimento público, doado pela BYD do Brasil. A concentração está marcada às 9h30 e o início às 10h.

De acordo com Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), responsável pela organização do evento, o objetivo é sensibilizar a população, o poder público e a iniciativa privada a respeito do debate. “Estamos muito empolgados com o Dia da Mobilidade Elétrica, que reunirá autoridades de várias pastas e as principais montadoras do Brasil, todos envolvidos com a causa da mobilidade elétrica, limpa e sustentável.”

A carreata é aberta a todos que quiserem participar com suas bicicletas, skates, scooters, motos, carros, desde que sejam elétricos ou híbridos. O convite está aberto também para quem não possui veículos do tipo e desejarem fazer o percurso. Para isso estão disponíveis alguns ônibus elétricos gratuitos.

Montadoras participam em peso

Um dos principais destaques do Dia da Mobilidade Elétrica é a participação massiva das mais importantes fabricantes automotivas do País. A última adesão foi da Ford, que desfilará com o Fusion Hybrid Titanium – o primeiro carro híbrido a ser vendido no País e líder de vendas no segmento desde o seu lançamento, em 2010.

Além de ter o maior tamanho e potência da categoria, o Ford Fusion Hybrid é referência em segurança, autonomia e eficiência, com um consumo de 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Isso sem falar nas tecnologias de ponta: o modelo conta com assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, sistema operado por radar e sensores que ajuda a evitar atropelamentos e colisões, piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma, estacionamento automático de segunda geração e transmissão automática de seis marchas, comandada pelo novo seletor rotativo E-shifter, que substitui a alavanca de câmbio no console.

O sedan se une às novidades que já estavam confirmadas, como a Elektra Motors, que apresentará o Tesla Model S, modelo bivolt que tem autonomia para rodar até 440km e que possui uma aceleração de 4,3 segundo (de 0 a 100km/h) e tração nas quatro rodas. Este é o segundo evento público que veículo é exposto.

A Toyota desfila com o Prius, primeiro veículo híbrido a ser produzido em escala no mundo, em 1997. O modelo, que detém o título de híbrido mais vendido globalmente, já atingiu a marca de seis milhões de unidades comercializadas em mais de 150 países. No Brasil, o Prius iniciou suas vendas em janeiro de 2013 e obteve, desde então, 1.600 unidades emplacadas.

Outra atração ligada ao advento da tecnologia híbrida presente no evento será o Lexus CT 200h, o primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo, produzido pela Lexus, marca de luxo da Toyota. O hatch premium iniciou suas vendas em meados de 2012 no Brasil e, até aqui, chegou à marca de quase 200 veículos comercializados. A Toyota tem posicionado as tecnologias híbridas também como peça fundamental para o século XXI, pois englobam todos os componentes tecnológicos necessários para o desenvolvimento de carros ecologicamente amigáveis.

Já a Eletra apresenta em primeira mão o Dual Bus, ônibus elétrico de conceito inédito, que entra em testes em linha normal no Corredor ABD de São Paulo, na semana de realização da carreata. Desenvolvido pioneiramente no Brasil pela Eletra, sua grande novidade tecnológica está no sistema padronizado de tração, que pode ser alimentado por várias fontes de energia.

A Volkswagen participa com o plug-in híbrido Golf GTE, que reforça o compromisso da empresa em investir em tecnologias sustentáveis. O modelo, que foi apresentado no Salão de São Paulo de 2014, é a quinta opção de motorização oferecida para o Golf no mundo, juntando-se às versões a gasolina, diesel, gás natural comprimido e totalmente elétrico.

A Volvo também desfila novidades e exibe seu XC90 T8, um SUV de luxo que chega ao Brasil apontando o futuro dos veículos da marca, que conta com versões totalmente elétrica, híbrida, com autonomia de até 35km. Já no segmento de pesados, a marca exibe o seu ônibus híbrido, cuja grande vantagem é que ele não precisa de carga externa: a bateria do motor elétrico é carregada com a energia gerada durante as frenagens. Além disso, o modelo conta com produção em escala na fábrica da empresa instalada no Brasil.

A Mercedes-Benz também marca presença com o seu smart fortwo electric drive, veículo compacto, totalmente elétrico, e com velocidade máxima estimada em 125 km/h, acompanhada da Renault, que traz o utilitário Kangoo, e os compactos Zoe e Twizy, e da Nissan, com o modelo Leaf, veículo 100% elétrico e bancos feitos de garrafas recicladas. Da marca Porsche, o evento conta com o Porsche Cayenne S E Hybrid, que chegou ao Brasil ao final de 2016, durante a última edição do Salão do Automóvel e ganhou o selo CONPET, pelo Inmetro, por ser o veículo mais eficiente em sua categoria.

Além desses veículos, os participantes poderão ver de perto uma grande variedade de bicicletas e skates elétricos, carros de logística, ônibus e veículos de duas rodas, como bicicletas e motos.

Serviço

Dia da Mobilidade Elétrica

Quando: 27 de maio

Horário: Concentração às 9h30 – trajeto entre 10h e 13h

Trajeto: Praça Amadeu Amaral (Rua Treze de Maio) à Praça Charles Miller (Pacaembu)

Informações: http://www.diadamobilidadeeletrica.com.br

Sobre a ABVE

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma associação civil de direito privado sem fins econômicos, que tem a missão de promover a ampla utilização de veículos elétricos no País, visando tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, em benefício do bem-estar da população, do meio ambiente e do conjunto dos seus associados. Junto com os fabricantes, tem lutado para reduzir o alto custo nacional dos carros elétricos e híbridos: como ainda não existe produção local, há a dependência das importações. Também está empenhada em viabilizar uma infraestrutura de carga e recarga que incentive as vendas dos elétricos no mercado brasileiro.

Conta com 40 pessoas-jurídicas associadas, que vão de montadoras como Renault, Toyota, BYD e Eletra, a fornecedores de energia como CPFL, passando por fabricantes e importadores de bicicletas, universidades e outras instituições. A mais recente associada é a Porsche. Além disso, possui 43 pessoas-físicas associadas.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::