Brasil, 20 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conferência internacional ressalta a importância da melhoria contínua em tempos de crise

  • Escrito por  Luciana Barros
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Renomados especialistas em Lean e executivos se reúnem no SENAC Santo Amaro nos dias 7 e 8 de junho para discutir novidades e cases de sucesso da metodologia criada pela Toyota e atualmente adotada por empresas do mundo todo

 

Ph.D. francês, especialista em Lean e autor de diversas obras de referência na área, Michael Ballé vem ao Brasil para abordar técnicas atuais para se atravessar as tempestades de mercado por meio da rentabilidade sustentável com Lean.

 

Cerca de 200 CEO’s, diretores e gerentes de gigantes nacionais e multinacionais sediadas no Brasil se reúnem nos dias 7 e 8 de junho, no Centro de Convenções do SENAC Santo Amaro, em São Paulo, para a 2a edição da Conferência Internacional de Lean Management, o ‘Best Practice Day’. Com o tema "Competitividade é o desafio, transformação Lean é o caminho”, o evento tem como intuito trazer grandes tendências e novidades do mercado de Lean.

O Lean se desenvolve num contexto em que a sobrevivência das organizações depende de algumas habilidades e da flexibilidade que permite inovar e gerar melhorias contínuas. Essas melhorias direcionam as empresas para uma maior competitividade através da qualidade e produtividade. Em tempos de crise econômica, combinar redução de custos, aumento da qualidade e maiores lucros por meio de mudanças nas práticas de gestão não deveria ser novidade ou motivo de surpresa. Porém, boa parte das companhias parece esquecer que este é o momento certo de se colocar em prática muitas das ideias que certamente já pipocaram na mente dos gestores, mas que até então não foram levadas tão a sério.

No dia 7 (quarta-feira) , o evento conta com a presença do Ph.D. francês, especialista em Lean e autor de diversas obras de referência na área, Michael Ballé. Ele vem ao Brasil para abordar técnicas atuais para se atravessar as tempestades de mercado por meio da rentabilidade sustentável com Lean. Ballé é pesquisador associado no Projeto Lean Enterprise do Télécom ParisTech’s e co-fundador do French Lean Institute.

Segundo Ballé, o grande diferencial do Lean é o orientar e direcionar colaboradores para que eles, com autonomia, deem o próximo passo. “A orientação é como uma estrela guia. É expor algo de forma tão clara que o funcionário pode entender perfeitamente o seu questionamento e ter as próprias ideias. Todos que forem orientados corretamente irão olhar para a sua própria melhoria, para as próprias mudanças, a fim de levar toda a equipe para um novo lugar”, analisa o especialista. “Você não faz a mudança porque você gosta dela, mas porque você a controla, a verifica e esta é a principal contribuição do Lean”, finaliza Ballé.

Outros grandes CEO’s do mercado brasileiro se juntam a Ballé para falar de processos de melhoria contínua, desafios e apresentar cases de sucesso. Valter Pieracciani, sócio diretor da Pieracciani Desenvolvimento, aborda na ocasião os desafios da indústria brasileira e mundial. Enquanto o CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, conta a experiência da Marcopolo na Transformação Lean através de Kaizen. Eduardo Lorenzo Castro, da Embraer, aborda o programa global sustentável de Lean Enterprise.

A Liderança Lean, os conceitos de Lean 4.0, a Excelência Operacional e o futuro da indústria também estão entre os destaques do evento, apresentados sob a ótica de grandes gestores de empresas como BOSCH, Caterpillar, Siemens, BASF, ThyssenKrupp Campo limpo e ZF do Brasil. Cada sessão consiste em duas apresentações de cases de sucesso, seguida de discussão entre os participantes.

Já na quinta-feira (8), a conferência sedia diversos workshops simultâneos, distribuídos entre São Paulo, São Bernardo do Campo, Itupeva e Mogi das Cruzes, sobre temas como a Transformação Lean com Sustentabilidade, o Desdobramento de Metas, Toyota Kata, Shop floor Management, Lean Administration e Lean 4.0, ministrados por especialistas de renome da área e grandes gestores, como o próprio Michael Ballé; Paulo Lima e Dário Spinola, gerentes gerais da Staufen Táktica; Flávio Rosso, diretor da ZF do Brasil; e Peter Stephan, da Staufen.Digital Neonex.

Melhorar não é preciso. É fundamental.

O conceito de Lean, que se traduz em um conjunto de técnicas e ferramentas que visam eliminar constantemente desperdícios e resolver problemas de maneira sistemática, é inspirado em resultados do Sistema Toyota. O sistema foi desenvolvido no Japão e teve seu reflexo na grande guinada da montadora frente às concorrentes que sofriam as consequências desastrosas da Segunda Guerra Mundial.

A partir do final da década de 90, ele passou a ser cada vez mais conhecido entre as companhias brasileiras. Primeiro no setor automotivo, onde essa filosofia de gestão se originou. Depois, na manufatura em geral. E, por fim, mais recentemente, invadindo os mais diversos tipos de organizações, como hospitais, bancos e outras empresas de serviços.

De acordo com o general manager da Staufen Táktica, Dário Spinola, a metodologia Lean implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. “O conceito de produção da administração japonesa, adotado pela Toyota, revolucionou o mundo. Com a crise econômica que estamos vivendo hoje, muitas empresas perceberam que isso não é mais uma opção, um algo a mais, mas vem se tornando fundamental para a permanência no mercado”, avalia Spinola.

O pensamento Lean tem por objetivo eliminar desperdícios em toda a companhia, identificar e desenvolver as atividades que agregam valor aos clientes, ou seja, o que eles estão realmente dispostos a pagar, e melhorando por fim os resultados financeiros e a rentabilidade como consequência. “É uma mudança de gestão, da maneira como se faz as coisas. Para aplicar a metodologia, portanto, não é necessário investimento extra, o que torna a ferramenta ainda mais interessante em momentos como este que estamos vivendo”, conclui o general manager da Staufen Táktica.

Serviço

Conferência Internacional de Lean Management, ‘Best Practice Day’

Data: 7 e 8 de junho de 2017.

Local: Centro de Convenções do SENAC Santo Amaro. São Paulo.

Informações e inscrições: http://www.best-practice-day.com.br ou pelo telefone (19) 19 3262 0011.

Programação completa do Best Practice Day 2017

7 de junho (quarta)

8h50 - Abertura na sessão plenária pelo mediador

9h20 - “Desafios da indústria brasileira e mundial” | Valter Pieracciani, sócio diretor, Pieracciani Desenvolvimento de Empresas

9h50 - Keynote Internacional: CEO e Kaizen | Dr. Michael Ballé

10h50 - Coffee Break

11h20 - “Transformação Lean através de Kaizen” | Francisco Gomes Neto, CEO, Marcopolo

12h - Best Practice: Programa global sustentável de Lean Enterprise | Eduardo Lorenzo Castro, Corporate Management System, Embraer

12h40 - Almoço Executivo (Seguido das sessões paralelas)

14h - Sessão paralela 1: Liderança Lean

Sessão paralela 2: Lean 4.0

Sessão paralela 3: Excelência Operacional

15h30 - Coffee Break

16h - Best Practice: Aplicação do Hoshin Kanri | José Carlos Cappuccelli, CEO, thyssenkrupp Campo Limpo

16h40 - Indústria 4.0: Lean e o futuro da Indústria | Dr. Peter Stephan, Senior Partner & Co-founder, Staufen.Digital Neonex

17h40 - Encerramento

18h - Coquetel e sessão de autógrafo com Michael Ballé

8 de Junho - Workshops

8h45 - 17h. Almoço e Coffee breaks de acordo com a programa individual de cada workshop

Workshop 1 | Transformação Lean com Sustentabilidade (em inglês)

Instrutores: Dr. Michael Ballé, autor da trilogia "A Mina de Ouro", "O Gerente Lean" e "Liderar com Respeito" e Dário Spinola, General Manager, Staufen Táktica.

Local: SENAC - São Paulo

Workshop 2 | Hoshin Kanri

Instrutores: Paulo Lima, General Manager, Staufen Táktica, e Nathalia Yamanaka, Associate, Staufen Táktica.

Local: SENAC - São Paulo

Workshop 3 | Toyota Kata

Instrutores: Flávio Rosso, Diretor, ZF do Brasil, e Adilson Ahvener, Senior Expert , Staufen Táktica.

Local: ZF do Brasil - São Bernardo do Campo (SP)

Workshop 4 | Shop floor Management

Instrutor: Nilton Giachetta, Project Manager, Staufen Táktica

Local: SCHOTT - Itupeva (SP)

Workshop 5 | Shop floor Management

Instrutor: Fábio Silva, Staufen Táktica

Local: AGCO - Mogi das Cruzes (SP)

Workshop 6 | Lean Administration

Instrutor: Andre Nascimento, Project Manager, Staufen Táktica

Local: SENAC - São Paulo

Workshop 7 | Lean 4.0 (em inglês)

Instrutor: Peter Stephan, Senior Partner, Staufen.Digital Neonex

Local: SENAC - São Paulo

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::