Brasil, 24 de Outubro de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

2017 é o ano do Concurso do Espumante Brasileiro

Associação Brasileira de Enologia dá início aos trabalhos da décima edição

Outubro é o mês do espumante brasileiro na Serra Gaúcha. Entre os dias 18 e 20, integrando a programação da Fenachamp, a Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi (RS), recebe o 10º Concurso do Espumante Brasileiro, numa realização da Associação Brasileira de Enologia (ABE). O período das inscrições será em setembro, mas os trabalhos já seguem em ritmo acelerado.

Reconhecido como a maior vitrine para a promoção do espumante brasileiro, o concurso receberá inscrições de espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas. Os espumantes serão degustados por um seleto grupo de degustadores escolhidos pela ABE, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).

Normas de degustação da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE) seguem norteando o evento. Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

A edição de 2015 foi emblemática, registrando número recorde de amostras, além de premiação destaque. As 264 amostras de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil foram degustadas por 44 enólogos numa jornada de dois dias que resultou na premiação de 80 espumantes, sendo cinco Grande Medalha de Ouro (acima de 92 pontos), 70 Ouro (88 a 91 pontos) e cinco Prata (84 a 87 pontos).

Fotos: Jeferson Soldi

Código de segurança