Brasil, 25 de Maio de 2017

Após oito anos, projeto reconhecido no Ceará pelo Prêmio Itaú-Unicef mantém atendimento a crianças entre 7 e 17 anos

• Escrito por  Tamer
  • Publicado no www.segs.com.br em Demais

As inscrições para a 12ª edição do Prêmio foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 2 de junho. Este ano, além dos vencedores nacionais e regionais, as 96 parcerias finalistas também receberão prêmio em dinheiro

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a articulação da sociedade é fundamental para atender as necessidades de toda a população, buscando levar atendimento a todas as localidades. A 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, prorrogou as inscrições até o dia 2 de junho. O objetivo é reconhecer e estimular as boas parcerias entre Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e escolas públicas no desenvolvimento de ações de educação integral que ampliem tempo, espaços e conteúdos de aprendizagem para crianças e adolescentes.

No Ceará, o projeto Aprendendo com Arte, realizado pela Fundação Social Raimundo Fagner, de Fortaleza, foi um dos vencedores da 8ª edição do Prêmio, em 2009. Oito anos depois, mantém o atendimento as crianças e adolescentes de sua cidade, na faixa etária de 7 a 17 anos. Os jovens passam por oficinas de canto, coral, flauta, violão, percussão, literatura, informática, artes plásticas, idioma, além de acompanhamento escolar, leitura e escrita. O projeto começou em 2000, na pequena Orós, interior do Ceará e cidade natal do cantor e compositor Fagner. Três anos depois, chegou à capital Fortaleza

Na 11ª edição do Prêmio, realizada em 2015, três parcerias do Ceará foram semifinalistas: o Projeto Cantos e Encantos da Cidadania, realizada em Itapiúna pelo Centro de Apoio à Criança em parceria com a E.E.F. Recanto da Criança; o Sons e Vidas, de Acaraú, trabalho conjunto entre a Associação dos Moradores do Bairro do Torre e a E.E.I.E.F. Antônio Ferreira Sales; e o Diversidade Cultural Ponto a Ponto, realizada em Iracema pela Associação Cultural Filhos da Terra em parceria com a E.E.F.M. Dep. Joaquim de Figueiredo Correia.

O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Desde 1995, o Programa já recebeu cerca de 16 mil inscrições, reconhecendo iniciativas em 1.752 cidades.

Este ano, com o tema “Educação Integral: Parcerias em Construção”, o Prêmio quer ampliar o alcance dos incentivos. Para isso, novas regras permitirão que além dos vencedores nacionais e regionais, as 96 parcerias finalistas também recebam prêmio em dinheiro.

As parcerias finalistas serão selecionadas entre julho e outubro. Tanto OSC quanto escola são premiadas com R$ 10 mil cada. Na etapa seguinte, serão escolhidas quatro parcerias por região, totalizando 32, que receberão R$ 20 mil adicionais, tanto a OSC como a escola.

A premiação final está prevista para dezembro, em São Paulo, quando serão anunciadas as quatro parcerias vencedoras e cada instituição receberá mais R$ 100 mil. No total, OSC e escola das quatro parcerias premiadas nacionalmente receberão R$ 130 mil cada.

Na última edição do Prêmio Itaú-Unicef, os ganhadores foram: Eu, Você e a Escola, Educação que Transforma (Diamantina – MG); Aprender Faz Bem (Campos de Goytacazes – RJ); Matéria Rima (Diadema – SP); Curumins da Amazônia II: Protagonizando Vidas com Educação e Arte (Parintins – AM); e Projeto Morro da Cruz para a Vida (Porto Alegre – RS).

As inscrições podem ser realizadas no site premioitauunicef.org.br, onde está publicado também o regulamento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-7017104.