Brasil, 16 de Agosto de 2017

Instituto Butantan realiza o maior evento de observação de aves da América Latina

• Escrito por  Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Publicado em Demais

Avistar Brasil 2017 promove mais de 100 palestras em quatro auditórios e #vempassarinhar de hora em hora

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, recebe pelo terceiro ano consecutivo, entre os dias 19 e 21 de maio, o Avistar Brasil 2017 - Encontro Brasileiro de Observação de Aves. A programação inclui palestras, oficinas, exposições, jogos para crianças, concurso literário, entre outras atividades.

Em três dias de evento, mais de 100 palestras serão realizadas em quatro auditórios, com o objetivo de promover um espaço criativo que conecta natureza, ciência e sociedade. A programação aborda temas atuais do cotidiano, com os painéis temáticos “o uso público nos parques”, “saúde e natureza” e “cuidados em campo”.

A caminhada de observação de aves, conhecida como #vempassarinhar, acontecerá de hora em hora no sábado e no domingo, quatro exposições e lançamentos de livros também fazem parte do congresso, distribuído em espaços ao ar livre por todo o parque do Butantan.

As atividades envolvem também uma programação especial para as crianças nos dias 20 e 21, o Avistar kids, com jogos, oficinas de pintura, oficinas de ninhos - onde as crianças aprenderão sobre as formas dos ninhos das aves e construirão ninhos de argila -, entre outras atividades recreativas que buscam reconectar o público com a natureza.

No sábado, a companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o país, a BuZum!, estaciona no Instituto Butantan com o espetáculo “Mamulengo”, uma divertida e emocionante descoberta da cultura popular brasileira, feito totalmente com bonecos tradicionais do Carnaval de Pernambuco, os mamulengos.

O Avistar Brasil 2017 acontece entre os dias 19 e 21 de maio, no Instituto Butantan, que fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona Oeste da capital. Feiras, oficinas, exposições e passarinhadas são atividades abertas ao público, e não precisam de inscrição. Durante todo o evento uma praça com food trucks estará à disposição dos visitantes. Para participar das palestras as inscrições devem ser feitas no site do evento. A programação completa está disponível no site www.avistarbrasil.com.br

Semana de Museus​

Além disso, durante a semana do Avistar, o Museu Biológico do Butantan terá uma programação especial para a 15ª Semana de Museus.

No dia 18, os visitantes poderão participar de atividades educativas, como reconhecer serpentes por meio da observação dos animais da exposição e o auxílio de materiais diversos, junto aos educadores do espaço.

Nos dias 20 e 21, acontecem sessões de contação de histórias, com lendas do folclore brasileiro. As vagas para as atividades serão limitadas e as inscrições devem ser feitas uma hora antes do início de cada uma delas, diretamente na recepção do Museu.