Brasil, 27 de Maio de 2017

Proteção contra abrasão pode aumentar em até 50% a vida útil de equipamentos utilizados na mineração

• Escrito por  Diálogo Assessoria de Imprensa
  • Publicado no www.segs.com.br em Demais

A abrasão, erosão ou corrosão causada pelo atrito com diversos materiais – entre eles, areia, argila e polpa de minério - reduz a vida útil de máquinas e equipamentos e causa uma série de prejuízos às mineradoras.

De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, é possível contornar este problema e aumentar em até 50% a vida útil dos equipamentos com a aplicação de revestimento epóxi de alta resistência sobre as superfícies metálicas.

Para esta proteção, a Quimatic Tapmatic recomenda o uso de Plasteel Diamantado 4:1. “Fácil de aplicar pelos próprios profissionais das mineradoras, a camada protetora pode ser utilizada tanto para consertar superfícies já bastante desgastadas como para criar uma camada de sacrifício em equipamentos novos”, explica Jonas Guimarães, gerente comercial da empresa.

Segundo o profissional, a manutenção corretiva ou preventiva com Plasteel Diamantado evita a troca prematura de equipamentos e pode representar uma economia de até 80% às mineradoras. Tudo isso com a vantagem de se tratar de um produto fabricado no Brasil, portanto fácil de ser encontrado no mercado, de alta qualidade e com preço competitivo.
Indicado para uso em roscas transportadoras, volutas de bombas, carcaças em geral, curvas, shuts, entre outros equipamentos, o revestimento epóxi da Quimatic Tapmatic conta com dureza similar à do diamante e deixa uma camada protetora a partir de 3 mm.

“A resistência do produto é tão elevada que a sua usinagem só é possível com velocidade baixa e pastilhas diamantadas”, ressalta Guimarães. “Outras vantagens são a modelagem da camada independentemente do formato da superfície; a resistência a altas temperaturas, de até 150°C com picos de 180°C; e o fato do produto não escorrer, podendo ser utilizado em planos verticais.”

Isento de Compostos Orgânicos Voláteis, Plasteel Diamantado está disponível em kits de 2,3 kg e 9,3 kg. A Quimatic Tapmatic conta com uma equipe de consultores técnicos para esclarecer dúvidas e treinar clientes do setor de mineração sobre o uso do produto. Para mais informações, acesse: http://www.quimatic.com.br/produtos/revestimentos-epoxi/plasteel-diamantado/