Brasil, 15 de Dezembro de 2017

Profissão: auditor. Conheça a carreira na área de auditoria pela visão dos profissionais atuantes

• Escrito por  Seven PRESS Comunicação
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

A auditoria independente é uma área muito promissora no rol de profissões do universo business. Seu principal objetivo é analisar a adequação das demonstrações financeiras das empresas, e consequentemente, dos controles internos e práticas contábeis adjacentes. Portanto, uma profissão cada vez mais necessária à integridade e confiabilidade dos negócios, cuja moeda mais cara é a reputação.

Para ser um auditor (ou auditora), é necessário ter formação em ciências contábeis, atividade que rege a técnica da auditoria e também as normas da profissão, através do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Porém, formados em administração de empresas e áreas correlatas podem iniciar a carreira, desde que busquem a formação em ciências contábeis como segunda graduação.

Optar por uma carreira na área de auditoria significa cercar-se de grande responsabilidade, normas profissionais e metodologia de trabalho patenteada por uma marca de auditoria experiente no mercado, além, é claro, de um bom e estruturado plano de carreiras.

Para entender, na prática, como funciona a carreira, nada melhor do que ouvir quem está em pleno exercício da profissão. Cinco auditores de diferentes cargos e escritórios da Moore Stephens, uma das maiores redes de auditoria e consultoria do mundo, deram seus depoimentos e formularam um guia completo.

Habilidade de desenvolver multitarefas e conhecer diversos setores da economia
Profissão cuja rotina é não ter rotina (um desafio novo a cada semana)
Necessidade de compartilhar com os mais novos e de aprender com os mais velhos
Profissão de grande projeção e credibilidade no mercado
Rico amadurecimento pessoal e de senso crítico

Habilidade de desenvolver multitarefas e conhecer diversos setores da economia

Por Moacir Lucindo, sócio-gerente de auditoria da Moore Stephens. Tem 33 anos e começou a carreira em 2003.

Conhecer diferentes processos, pessoas e culturas empresariais, foi com certeza o que mais me motivou a iniciar minha carreira profissional em auditoria e me manter até hoje nela. A auditoria proporciona ao profissional a habilidade de desenvolver multitarefas e conhecer diversos setores da economia, criando assim uma gama de conhecimentos muito rica sobre processos contábeis e controles internos – uma experiência que torna o auditor um profissional diferenciado no mercado.

A profissão por si só é motivadora, mas trabalhar em uma empresa com visão de futuro pode trazer vários desafios e oportunidades. É muito satisfatório fazer parte de uma profissão que pode servir de ferramenta social, pois empresas auditadas transmitem confiança; confiança atrai investimentos; investimentos geram empregos; e a geração de empregos diminui a desigualdade social.

Profissão cuja rotina é não ter rotina – um desafio novo a cada semana

Por Vanessa Matsuhashi, assistente sênior de auditoria na Moore Stephens. Tem 24 anos e começou a carreira em 2014.

O curso de ciências contábeis abre várias possibilidades para o estudante decidir qual caminho irá trilhar em sua vida profissional. Eu escolhi a auditoria, uma área com a qual, de início, havia me identificado apenas com a “teoria” que foi passada na faculdade.

A rotina é não ter rotina! Nós temos metas a serem seguidas dentro de cada cargo, contudo, os mesmos exames e testes que o auditor deve realizar para cumprir as normas estabelecidas são aplicados de maneira diferente para cada cliente e cada ambiente de trabalho. Você acaba aprendendo as atividades de cada um, seja indústria, cooperativas agrícolas, de crédito, de trabalho médico, e muitas outras.

A cada semana há um novo desafio a ser cumprido. Esses desafios são o que me motivam a cada vez investir mais nesta carreira.

Necessidade de compartilhar com os mais novos e de aprender com os mais velhos

Por Valéria Gomes Medina, supervisora de auditoria na Moore Stephens. Tem 39 anos e começou a carreira em 2005.

A opção pela auditoria me fez descobrir oportunidades únicas de crescimento profissional e pessoal. Minha carreira acumula uma série de transformações e caminhos percorridos. Formou meu caráter profissional e consolidou uma série de aspectos importantes, como a necessidade de estudar e aprender sempre, de compartilhar o conhecimento com os mais novos e de aprender com os mais velhos, de saber lidar com pessoas e de trabalhar em equipe.

A auditoria me permitiu um amadurecimento profissional, pois atuamos em várias áreas e realizamos diversos trabalhos voltados para o funcionamento dos negócios das empresas, as leis e os padrões nacionais e internacionais a que estão inseridas e também me proporcionou um crescimento pessoal ao possibilitar viagens para diversos lugares dentro e fora do Brasil.

Profissão de grande projeção e credibilidade no mercado

Por Moisés Gomes, sócio de auditoria da Moore Stephens. Tem 40 anos e começou a carreira em 1997.

O zelo pela qualidade dos serviços prestados, a concorrência no mercado e a necessidade de atender as normas vigentes fazem com que o auditor esteja sempre em alerta e tenha uma rotina de trabalho bem intensa. Isso ocorre principalmente no período do ano em que as empresas estão finalizando as suas demonstrações financeiras e solicitam o relatório de opinião dos auditores independentes.

A trajetória na área de auditoria me proporcionou uma grande projeção e credibilidade no mercado, que ajuda tanto na captação e manutenção de clientes, como no exercício de atividades importantes para a difusão da profissão, como ministrar aulas em cursos de graduação e pós-graduação, participar da diretoria regional do IBRACON e atuar no comitê de auditoria do CRC-CE”.

Rico amadurecimento pessoal e de senso crítico

Por André Pessi Aderaldo, assistente sênior de auditoria na Moore Stephens. Iniciou a carreira em 2014.

O mundo da auditoria é empolgante, pois traz oportunidades que nos fazem crescer, tanto profissionalmente, com os conhecimentos adquiridos no decorrer da carreira, como pessoalmente, devido ao grande nível de responsabilidade, ética e comprometimento envolvido.

Eu posso definir que a minha vida pessoal e profissional tem duas fazes: antes e depois de iniciar minha carreira na auditoria.

Em minha vida pessoal, destaco o amadurecimento como pessoa, o crescimento intelectual sobre diversos assuntos do cotidiano, o senso crítico e a visão sobre a sociedade como um todo. Adquirindo novas responsabilidades, o reflexo na vida pessoal é imediato. Profissionalmente, me sinto muito mais preparado e com expertise suficiente para auxiliar nas tomadas de decisão.

Hoje tenho a felicidade de dizer que, quando tomei a decisão de abraçar esta oportunidade tomei a decisão correta, devido a notória evolução pessoal e profissional.

Sobre a Moore Stephens:

Uma das maiores redes de auditoria, consultoria e outsourcing contábil e fiscal do mundo, presente em 108 países e formada por 27,9 mil profissionais de mais de 600 escritórios. É a número 11 no ranking mundial da atividade e a número 1 em relacionamento colaborativo e proativo, com faturamento anual de US$ 2,7 bilhões.

Para mais informações: www.msbrasil.com.br

Código de segurança