Brasil, 23 de Novembro de 2017

Conheça a Cabernet Sauvignon, uma das uvas mais prestigiadas do mundo

• Escrito por  Raphael Granucci
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

A casta é acessível, versátil e está presente na maioria dos países produtores de vinho

Democrática, disponível em várias localidades e em diferentes valores, a Cabernet Sauvignon (CS) é uma uva globalizada. Está presente na maioria dos países produtores de vinho: Inglaterra, Alemanha, Áustria, França, Estados Unidos, Chile, Itália, Uruguai... Versátil, adapta-se facilmente à região de cultivo e a diferentes climas.

A videira teve origem no século 18. Em 1997, testes de DNA realizados na Universidade da Califórnia concluíram que a Cabernet Sauvignon é um cruzamento entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc. A primeira foi responsável pelos aromas de frutas vermelhas presentes na CS, enquanto a segunda, pelo de ervas frescas.

E o que a torna tão famosa e prestigiada? A casta é a principal da região de Bordeaux, localizada na França, a principal produtora de vinhos no mundo. Essa expressividade não se deve tanto a números como área de plantio e volume, e sim ao fato de seu modelo de vinho tinto ser ostensivamente copiado em todo o mundo. Ter um rótulo com o “padrão Bordeaux” que a CS carrega é uma arma fatal no mundo dos negócios e do marketing.

Faça chuva ou faça sol, a videira tem uma capacidade adaptativa impressionante, gerando vinhos de extrema qualidade. A colheita dessa casta é um pouco mais tardia do que as demais, e, por isso, o sabor do vinho é mais concentrado. Carrega aromas parecidos com amora, cereja e menta. Outras características que a tornam queridinha dos produtores estão relacionadas à resistência a pragas (por causa das cascas grossas), ao alto rendimento, ao fato de combinar facilmente com outras uvas, ter capacidade de envelhecimento e ganhar complexidade, tornando-se um vinho de força e longevidade.

Apesar de se adequar a diversos tipos de solo e clima, o ideal é que seja cultivada na presença de calor, para permitir o amadurecimento ideal da uva. Caso contrário, os vinhos produzidos terão aromas verdes e herbáceos, sendo desagradáveis para muitas pessoas. O calor, no entanto, não pode ser muito elevado, porque isso pode fazer com que o vinho perca acidez e qualidade.

A casca escura da Cabernet Sauvignon dá origem aos vinhos com coloração também escura. Os sabores proporcionados por esse tipo de vinho são marcantes. A CS é tão versátil que pode dar origem a bebidas tanto mais leves quanto mais encorpadas.

A Cabernet Sauvignon é a principal uva tinta do Brasil, juntamente com a Merlot. Está presente em todas as regiões brasileiras e possui características diferentes de acordo com o clima e o terreno no qual é cultivada. Na Serra Gaúcha, por exemplo, os vinhos produzidos têm um estilo mais europeu, com menos teor alcoólico, e são mais delicados.

Código de segurança
Atualizar