Brasil, 25 de Maio de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Câmara Alemã discute Indústria 4.0 no setor da mineração

  • Escrito por  Ana Calegari
  • Publicado no www.segs.com.br em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

O 2º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, que acontecerá no dia 22 de junho em Belo Horizonte, terá como título central “Mineração 4.0 – uma tendência em pauta: tecnologias alemãs para o setor no Brasil”

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) realiza, por meio do seu Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais, o 2º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais no dia 22 de junho, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG). Em sua segunda edição, o seminário, que tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimento e expertise sobre as tendências e tecnologias alemãs para o setor, em especial com as oportunidades da Indústria 4.0, terá como tema central “Mineração 4.0 – uma tendência em pauta: tecnologias alemãs para o setor no Brasil”.

Dividido em painéis, o conteúdo do seminário, que reunirá especialistas brasileiros e alemães, está bem abrangente, englobando diversas vertentes atuais da mineração, com foco para a 4ª Revolução Industrial. Neste sentido, irá abordar assuntos como, por exemplo, a digitalização aplicada na indústria de mineração; como ganhar competitividade e redução de custos com as novas tecnologias; os avanços com o monitoramento online, e trará ainda um case de sucesso para o gerenciamento de produção por meio da implementação de um aplicativo móvel. Completando os assuntos, haverá um debate que propõe responder a pergunta: “De que forma a Mineração 4.0 pode ser aplicada com sucesso no Brasil?”.

Além disso, o momento contará com informações atuais sobre as reformas do Ministério de Mineração e Energia e suas possíveis consequências, as quais devem direcionar o País para uma nova dinâmica no setor da mineração. Entre os palestrantes estão Vicente Lôbo, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME); Marcello Ribeiro Lima Filho, Sócio da Lima & Feigelson Advogados, e Ruben Fernandes, CEO da Anglo American Brasil. Propostas de cooperação bilateral Brasil-Alemanha também serão expostas por especialistas de renomadas entidades dos dois países como Andrea Jünemann, Subsecretária da Unidade de Política Internacional de Recursos Minerais do Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha; Jorge Eduardo Ledsham, Diretor-Presidente da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), e Sven-Uwe Schulz, Consultor da Agência Alemã de Recursos Minerais (DERA) dentro da Agência Alemã de Geociências e Recursos Minerais (BGR).

O tema “Segurança na Mineração”, que é de extrema importância, visto os incidentes já ocorridos, também será abordado nesta edição do seminário. Cases de sucesso nesse segmento serão expostos por Alberto Abdu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Mineração da Bosch, e por Aldo Souza, Diretor de Sustentabilidade da Anglo American Brasil.

A abertura do seminário contará com a presença de Thomas Timm, Vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo; Vicente Lôbo, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME); Andrea Jünemann, Subsecretária da Unidade de Política Internacional de Recursos Minerais do Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha, Rainer Münzel, Ministro para Assuntos Econômicos e Temas Globais da Embaixada Alemã no Brasil, e Dr. Reinhold Festge, Sócio-Gerente da Haver & Boecker e presidente da Iniciativa Econômica Alemã para a América Latina (LAI).

O evento acontece em Belo Horizonte, no dia 22 de junho das 8h15 às 18h30, com coquetel de encerramento. Todas as palestras receberão tradução simultânea português-alemão. Clique aqui para ter acesso a programação completa com os painéis e palestrantes.

O evento, com inscrições abertas a partir da próxima semana (24 de maio) e encerramento no dia 14 de junho, tem Patrocínio Ouro da Haver & Boecker e Siemens e Patrocínio Prata da Bosch, Fugro Consult e RWE Technology International, conta com o apoio do Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha e do Governo Federal Brasileiro.

Serviço
II Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais: Oportunidades de negócios e tecnologias alemãs para o futuro da Mineração no Brasil
Data: 22 de junho de 2017 das 08h15 às 18h30
Local: Hotel Ouro Minas - Avenida Cristiano Machado, 4001 - Ipiranga, Belo Horizonte
Informações e inscrições, clique aqui!

Obs.: As inscrições estarão abertas a partir do dia 24 de maio e se encerram no dia 14 de junho. Como as vagas são limitadas e há muito interesse na participação do evento, solicitamos aviso prévio da desistência até 14 de junho pelo e-mail: . Assim garantimos a qualidade do evento.

Importante: o público-alvo do evento são representantes das empresas mineradoras, das instituições públicas da área de mineração, as empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha e empresas da Alemanha do setor interessadas no Brasil. A confirmação da inscrição estará sujeita a avaliação.
Só serão aceitas inscrições nesse perfil.

Sobre o Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais
O Centro de Competência, instalado no Brasil em setembro de 2015 após autorização do Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi), articula a indústria alemã com a indústria extrativa brasileira. Nesse contexto, disponibiliza os seguintes serviços: organização de/participação em eventos técnicos, estudos de mercado, apoio em contatos com órgãos públicos e empresas, intermediação de parceiros de negócios, viagens para participação em feiras e viagens de delegações.
Parte de uma rede mundial, também existem Centros de Competência de Mineração e Recursos Minerais, além do Brasil, nas Câmaras bilaterais na África do Sul, na Austrália, no Canadá, no Chile e no Peru. Mais informações sobre os Centros: www.germanmining.net.

Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo)

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), que comemorou seu centenário em 2016, desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. É uma instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam ações como eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. Além disso, disponibiliza uma vasta opção de publicações e revistas temáticas e especializadas, Livro de Associados, Brochuras Institucionais e Governamentais etc. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de Formação Profissional, Inovação, Inclusão, Mineração, Meio Ambiente, Energia e Eficiência Energética.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, que atua em 11 cidades brasileiras, congrega 1.200 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 130 câmaras espalhadas em 90 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha. Para mais informações, acesse: www.ahkbrasil.com.


Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::