Brasil, 16 de Dezembro de 2017

• Escrito por  Bianca Bordignon
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Na 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que vai até domingo, 14, a Allianz Seguros compartilha com pais e mães de crianças e adolescentes dicas do seu programa de educação financeira, o My Finance Coach, que já foi aplicado a 6,8 mil alunos brasileiros da rede pública e privada e de ONGs de São Paulo, principalmente.

1 – Não se encante com as propagandas.

A publicidade está em toda parte. Os anúncios querem dizer: “Compre-me! Você vai ficar sensacional comigo!”. Mas, perceba se o que quer comprar é aquele produto ou aquela boa sensação.

2 – Nem sempre é possível comprar tudo o que queremos.

Sempre compre primeiro aquilo que realmente precisa. Você pode acabar sem dinheiro para coisas importantes.

3 – Antes de comprar, faça a pergunta: eu preciso ou eu apenas quero?

Se você pensa em comprar alguma coisa, primeiro pense porque quer aquele produto. É muito fácil acabar comprando algo que não tem a menor necessidade.

4 – Compare produtos diferentes antes de comprar.

Pesquise e conheça produtos de marcas diferentes. Caso não faça isso, você pode correr o risco de se decepcionar encontrando um produto mais barato e com as mesmas características do que já comprou.

5 – Liste quais itens são necessários no produto que deseja comprar.

Os produtos têm muitas funcionalidades e a propaganda é poderosa. Uma lista pode ajudar você a se preparar para uma decisão e encontrar o objeto certo.

6 – Cuidado com as novidades.

Milhares de produtos são lançados a cada mês e por isso outros acabam descartados ou inutilizados mesmo em funcionamento e atendendo as necessidades. Nem sempre é preciso ter o “último lançamento”.

7 – Conheça seus direitos como consumidor e faça uso deles.

Explique aos seus filhos que as pessoas que compram algo são chamadas de consumidores. Assim, é preciso estar sempre informado e ter conhecimento de seus direitos.

Informações complementares

Sobre o My Finance Coach

Criado em 2010 pelo Grupo Allianz, junto com outros parceiros na Alemanha, o programa de educação financeira é desenvolvido em 11 países. São levados às salas de aula de ONGs, escolas públicas e privadas conceitos e comportamentos fundamentais sobre finanças pessoais.

No Brasil desde 2013 e totalmente gratuito, mais de 6,8 mil jovens já foram beneficiados, sendo 17 instituições de ensino participantes e mais de 200 funcionários da Allianz Seguros como voluntários. Em 2012, o MFC foi premiado pela Unesco – agência da ONU voltada para Educação, Ciência e Cultura – como Projeto da Década dedicado ao tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e recebeu a medalha Comenius europeia e, em 2014, venceu o Prêmio de Sustentabilidade LIF, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), na categoria Público Interno.

Código de segurança
Atualizar