Brasil, 24 de Outubro de 2017

Construtoras mineiras que se destacam em segurança do trabalho são premiadas pelo Sinduscon-MG

• Escrito por  Lorraine Souza
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) realizou, no dia 8 de maio, a entrega do 18º Prêmio de Segurança do Trabalho. A Direcional Engenharia foi a vencedora na categoria “Empresa Prevencionista”, enquanto a MRV Engenharia foi a ganhadora na categoria “Empresa Destaque na Área de Vivência”.

O prêmio é um projeto do Sinduscon-MG e do seu braço social, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), criado há 25 anos para realizar ações sociais, de promoção à saúde e segurança do trabalho para trabalhadores do setor.

Durante a entrega, o diretor-presidente da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo, ressaltou a importância desse reconhecimento. “Dedico esta premiação a toda a equipe que atua na área de segurança do trabalho da Direcional, desenvolvendo ações diversas que valorizam o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos colaboradores. Sempre me preocupei com as questões de segurança no canteiro de obras. Há 42 anos, me formei na primeira turma de Segurança do Trabalho de Minas Gerais. Esta premiação faz crescer os desafios que a gente tem pela frente e nos dá mais força e mais energia para continuar”, afirma Gontijo.

Já o gestor executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca, destacou que a construtora tem a segurança como valor primordial. “A companhia reforça iniciativas que garantem que o trabalho em toda a sua cadeia produtiva aconteça em condições adequadas e seguras. A segurança é uma de nossas prioridades e sermos premiados por isso demonstra que estamos no caminho certo e que as nossas ações vêm contribuindo para um ambiente de trabalho saudável e seguro para os nossos colaboradores”, disse.

No evento, também foram agraciadas, com o “Certificado de Empresa Prevencionista”, as construtoras que conseguiram as cinco melhores médias de pontuação abaixo da vencedora. Por ordem alfabética, são elas: Conartes Engenharia, Construtora Caparaó, Dominus Engenharia, EPO Engenharia e Planejamento de Obras e a MRV Engenharia.

Sobre o Prêmio

Para eleger as vencedoras, uma equipe técnica fez verificações dos procedimentos de segurança nos canteiros inscritos com o monitoramento do software de gestão de riscos Segcon, desenvolvido pelo Seconci-MG. Para o presidente da entidade, Eduardo Henrique Moreira, o prêmio estimula o comprometimento de todos os envolvidos no processo produtivo e o compartilhamento de boas práticas na gestão da segurança nas empresas de construção civil.

De acordo com o presidente do Sinduscon-MG, Andre de Sousa Lima Campos, empresas modernas são aquelas que têm uma gestão preocupada com o trabalhador e com o modo com que os serviços são realizados.

O Segcon é um sistema de gestão da NR 18 desenvolvido pelo Seconci-MG, que relaciona elementos da obra a itens da norma regulamentadora, além de indicar normas complementares. Ele pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à internet. Para apuração do prêmio, as obras inscritas passaram por verificação utilizando ferramenta.

Código de segurança
Atualizar