Brasil, 11 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com assessoria da Premix, confinamentos em Nova Crixás (GO) conquistaram resultados excepcionais na qualidade da carne desejada pelo mercado

O índice de farol verde aumentou de forma expressiva em 2016

A Premix, empresa nacional líder em nutrição animal, através de seu consultor técnico Dyego Matos Barboza, assessorou as fazendas Nova Canaã e Recanto, localizadas no município de Nova Crixás (GO), durante período de confinamento, entre junho e setembro de 2016.

Desde março de 2017, um dos grandes frigoríficos do País começou a remunerar o pecuarista pela qualidade da carcaça dos animais. Anos atrás, países como os Estados Unidos e grande parte da Europa já remuneravam o produtor de acordo com a classificação da carcaça, em função de parâmetros como acabamento, sexo, maturidade, marmoreio, entre outros.

Dyego Matos explica que a maciez é um dos atributos mais importantes para a boa aceitação da carne bovina pelo consumidor. Segundo ele, há muito esforço para se aumentar a produtividade e performance dos animais através da genética e da nutrição, desde que a qualidade da carne seja uma determinante.

“Várias análises já demonstraram que animais terminados em confinamento, consumindo dietas com alto teor de energia líquida e por prologando período de tempo, apresentam tendência de possuir uma carne mais macia, se comparada a de animais alimentados com dietas com baixa energia”, ressalta.

Neste contexto, o pecuarista Djalma Rojas, proprietário das duas fazendas, com o auxílio da Premix, investiu na intensificação da terminação, fechando os animais em fase de acabamento no confinamento com alta inclusão de energia na dieta.

 O índice de farol verde, que indica o nível da carne desejada pelo mercado, aumentou de forma expressiva de 6,05% em 2015 quando os animais foram terminados a pasto, para 46,77 % em 2016. Além disso, o número de carcaças indesejáveis correspondeu a menos de 1,5% dos animais confinados.

Foram terminados 1631 animais no confinamento, com peso vivo médio inicial de 387 kg. O confinamento teve duração de 93 dias, e o ganho de peso foi de 123 kg no período total, sendo o ganho de carcaça de 1,1 (kg/cabeça/dia), e 57,84% de rendimento de carcaça final.

Por conta dos altos custos de insumos, principalmente do milho grão, e da valorização no preço do boi magro, o cenário para confinadores no ano de 2016 foi desafiador, não estimulando o pecuarista a terminar os animais em confinamento, nem a trabalhar com dietas com alta inclusão de concentrado.

Porém, segundo o consultor, o maior valor pago na arroba dos animais dentro do padrão exigido permitiu trabalhar com dietas com alto teor de energia e produtos que garantiam segurança para aumentar a inclusão de amido na ração. “Com o trabalho realizado melhoramos a qualidade das carcaças entregues em 2016. Conseguimos produzir animais dentro do padrão exigido pelo mercado de exportação, garantindo ágio sobre o valor de balcão”, destaca Dyego, que visitou a propriedade a cada 20 dias.

Neste ano, com o cenário de custo mais baixo dos grãos, a meta das propriedades é aumentar o rebanho confinado para aliviar áreas de pastagem que serão destinadas à compra de animais de recria, que estão com custo baixo no mercado.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 38 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Itumbiara (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::