Brasil, 24 de Agosto de 2017

Comau apresenta inovações nos produtos, soluções e serviços durante a Expomafe 2017

• Escrito por  Luci Anunciato
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

• Robôs, produtos automatizados e serviços para os vários segmentos da indústria

• Rebel-S com tecnologia OpenROBOTICS

• Apoio à célula de Manufatura avançada ABIMAQ

• HUMANufacturing: homem e máquina trabalhando em colaboração. O caminho da Comau para a indústria 4.0.

A Comau, empresa ítalo-brasileira do grupo FCA, participa da EXPOMAFE — Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – dos dias 9 a 13 de maio, em São Paulo (SP). Os visitantes poderão conferir os lançamentos e soluções da empresa para os setores de automação, manufatura e serviços. Líder mundial em sistemas de automação, a Comau apresentará o Racer 3 e o Rebel-S, duas apostas que representam uma nova abordagem para o mercado. São ideais para aplicações rápidas, como manuseio e montagem em espaços de trabalho reduzido. Além disso, a empresará exibirá outras soluções para a indústria, com o objetivo de proporcionar mais flexibilidade e agilidade nas linhas de produção.

Para Laerte Scarpitta, diretor superintendente na América Latina, a participação no evento é estratégica para a Comau, que está estabelecida mundialmente como parte de um dos maiores grupos industriais, oferecendo soluções para atender clientes de diversos segmentos. “Estamos bastante otimistas com a nossa participação nessa feira, que já é considerada uma das mais importantes para o setor de negócios. Um dos nossos objetivos é demonstrar de modo interativo algumas soluções industriais para os segmentos automotivo, agronegócio, mineração, petroquímico, plástico, siderúrgico, entre outros”, explica.

O executivo afirma ainda que uma das principais mensagens que a companhia pretende transmitir no evento é a de que a automação está em tudo: nos produtos, nos serviços e nas linhas de produção. “A colaboração entre homem e máquina é o caminho para sustentar a produtividade. Mantemos também o nosso compromisso em expandir portfólio, desenvolvendo produtos inovadores e criando soluções para diversos mercados”, complementa.

Principais novidades da Comau na Expomafe 2017

Durante a feira, a empresa vai apresentar duas novidades que representam a família de robôs pequenos: Racer 3 e Rebel-S, ideais para aplicações rápidas, como manuseio e montagem em espaços de trabalho reduzido.

Produzido em alumínio e magnésio, o Racer3 pesa apenas 30kg, tem o alcance máximo de 630mm e carga de trabalho de 3kg. Seu tamanho compacto e velocidade são diferenciais para aplicação nos diversos setores produtivos, como o alimentício, eletroeletrônico, metalurgia e plástico, por exemplo. Tais características renderam à inovação o título de robô mais rápido da sua categoria. Outros robôs de porte completam a família de articulados da Comau: o Racer 5 e o Racer 7.

Já o Rebel-S, da família de robôs SCARA, deve surpreender os visitantes que passarem pelo estande da empresa, uma vez que ele representa mais um passo para a indústria 4.0, já que conta com conceito modular para aplicação de manuseio e montagem para atender novos segmentos de mercado e as diversas necessidades de automação dos clientes. Como diferencial, esta categoria de robôs dispõe de cinco modelos diferentes, com uma carga de trabalho de até 5kg. São considerados ‘rebeldes’ porque completam o portfólio de robôs articulados e oferecem uma variedade de posições de montagem e usam espaçadores, o que torna as soluções capazes de ampliar o alcance do maquinário: 450, 600 e 750mm. Disponíveis na versão OpenROBOTICS, os robôs Rebel-S podem ser integrados diretamente nas máquinas e linhas de produção controladas por tecnologia de automação B&R.

Para demonstrar aplicações de paletização e manipulação de cargas, a Comau traz o PAL-260, um robô de 4 eixos, com alcance de até 3 metros, que representa sua família de robôs robustos. Além desta versão, com capacidade de carga de até 260kg, o PAL 180 e o PAL 470, com capacidade de carga de 180kg e 470kg respectivamente, também estão disponíveis para o mercado brasileiro, e garantem repetibilidade e eficiência, mesmo operando em maior velocidade.

Em parceria com uma fornecedora de equipamentos industriais, outra atração do estande da Comau será a estação de solda manual: máquina compacta de solda X-type, uma das mais leves do mercado.

Para confirmar sua capacidade para atender a indústria, a Comau também estará presente em outras áreas da feira. No demonstrador de Manufatura Avançada, uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da indústria de Maquinas e Equipamentos – e do SENAI, em parceria com empresas, instituições de ensino e startups, os visitantes poderão vivenciar o ambiente de uma fábrica inteligente e conhecer, na prática, como funciona o conceito da indústria 4.0.

Com mais de 40 anos de experiência na indústria, a Comau está na posição única de entender os processos e as necessidades operacionais como um todo e propor, a partir disso, soluções avançadas e flexíveis. Como resultado, a abordagem da Comau é aberta, colaborativa, digital, conectada e simples de usar e de entender. E o mais importante, caracterizada pela colaboração entre homem e máquina. Para a Comau, o termo HUMANufacturing significa reforçar o valor humano na indústria de manufatura.

Além dos robôs e produtos automatizados, que representam a unidade de negócios de Sistemas de Automação da companhia, consultores da unidade de negócio Service estarão disponíveis para falar sobre a Gestão de Manutenção Industrial e Facilities, Diagnóstico e Planejamento de Serviços, Gestão de Processos e Engenharia com foco em produtividade.

Expomafe 2017

Local: São Paulo Expo | Rodovia dos Imigrantes - KM 1,5

Data: De 9 a 13 de maio

Horário: 3ª a 6ª das 10h às 19h | Sábado das 9h às 17h

Estande: F188 (entre as ruas F e G)

Sobre a Comau

A Comau, empresa do Grupo FCA, é líder mundial no fornecimento de soluções avançadas de automação industrial que integram produtos, tecnologias e serviços para ajudar empresas de todos os tamanhos a aumentar sua eficiência, reduzindo os custos operacionais e otimizando processos. Com sede em Turim, na Itália, a Comau tem mais de 40 anos de experiência e uma rede internacional que abrange 34 locais, 15 fábricas e 5 centros de inovação, 17 países e mais de 9.000 colaboradores. Com foco na inovação, a Comau está empenhada em desenvolver competências através da formação de indivíduos e grupos, como parte de sua abordagem de automação aberta. O desenvolvimento contínuo de produtos e serviços faz da Comau uma empresa líder na indústria de automação e que atende às necessidades específicas de cada cliente, em todas as fases do projeto – desde a concepção, implementação e instalação, início da produção até os serviços de manutenção.

www.comau.com

Código de segurança