Brasil, 26 de Setembro de 2016

CTNanotubos da UFMG terá novo forno para síntese de grafeno

O forno de CVD é um equipamento que propicia o 'crescimento' de grafeno (com a formação de uma película/filme) em substratos (camadas) de metal, utilizando-se um gás com carbono, como o metano por exemplo.

A professora Glaura Goulart Silva, coordenadora executiva do CTNanotubos, explicou que o grafeno obtido por meio do forno de CVD é aplicado em sensores (sensores de gases tóxicos, de pressão e de temperatura) e em displays (smartphones, TVs, computadores). Ela informou, ainda que o novo forno possibilitará a produção de grafeno com melhor qualidade estrutural. Glaura Silva esclareceu que o CTNanotubos “já possui forno CVD sintetizando nanotubos de carbono em escala piloto. Ou seja, o grafeno até agora estava sendo sintetizado em escala de pesquisa, agora a escala vai aumentar para produção pré-industrial”.

O equipamento, com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) custou cerca de 800 mil reais e é composto por um forno principal e módulos de controle de vácuo, entrada e pressão de gases e temperatura. História O CTNanotubos nasceu de projeto da UFMG, com apoio do BHTec e do Governo de Minas Gerais. Foi aprovado pelo Fundo Tecnológico (Funtec) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que apoia financeiramente projetos de estímulo ao desenvolvimento tecnológico e à inovação de interesse estratégico para o país. Com parceria da Petrobras e da empresa InterCement, reúne grupos de pesquisa liderados por dez docentes da Universidade.

A concepção do Centro teve início em dezembro de 2009 a partir do desdobramento de resultados de projetos de pesquisa realizados em parceria entre a UFMG e a Petrobras. Como forma de adiantar e complementar as pesquisas a serem financiadas pela parceria formada, em maio de 2013 a Petrobras oficializou o financiamento do início da operação do Centro em espaço provisório cedido pelo BH-Tec por meio do investimento de 3 milhões de reais em projeto que também financia parcialmente o Centro de Microscopia da UFMG. A partir daí, a operação foi iniciada em um espaço com 454 m2, sete laboratórios instalados e dois em instalação.

O futuro espaço do CTNanotubos prevê aproximadamente 3 mil m2 de área construída, galpão de produção de cimento nanoestruturado e quatro pavimentos de área técnica. O Centro conta atualmente com 64 colaboradores (celetistas, pós-doutorandos e estudantes em todos os níveis).

Os idealizadores do Centro, nos seus 17 anos de experiência, já formaram mais de 200 pesquisadores na sua área de atuação, sendo que esses já apresentaram mais de 170 trabalhos sobre nanotubos e grafeno.

O CTNanotubos desenvolve estudos objetivando a incorporação de nanotubos de carbono e grafeno em uma diversa gama de materiais tradicionais, visando aprimorar suas propriedades físico-­‐químicas, como aumento da resistência térmica e mecânica, melhoria da condutividade térmica e elétrica, dentre outras, tornando-­‐os materiais avançados.

O CTNanotubos se organiza em sete frentes de pesquisa – síntese de nanomateriais, materiais poliméricos, materiais cimentícios, saúde, segurança e meio ambiente, caracterização e metrologia e projetos sob demanda – responsáveis por nortear o andamento dos projetos desenvolvidos. Atualmente, os principais projetos em execução com empresas industriais são os resultantes das parcerias com Petrobras e InterCement.

As atividades do Centro (pesquisa, desenvolvimento e inovação) são de interesse de diversas áreas industriais e empresariais como energia (convencional e alternativa), aeroespacial, agronegócio, construção civil, indústria química, metal-mecânica, meio ambiente, esporte, etc.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish