Brasil, 23 de Outubro de 2017

Ações De Prevenção Potencializam Vendas De Celulares E Tablets No Magazine Luiza

• Escrito por  Core Group
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Lojas físicas da rede desenvolveram ações de prevenção de perdas realizadas em parceria com a Gunnebo; trabalho parceiro foi fundamental para os bons resultados desde o princípio

Das 800 lojas da rede, até o final de 2016 em 240 delas o Magazine Luiza instalou os cadeados eletrônicos da Gunnebo, especialmente em smartphones e tabletes para evitar furtos
Segundo Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gunnebo, o mercado brasileiro tem tecnologias e formas de gestão que podem diminuir as perdas dos varejistas em até 80%

Em 2016, as vendas no varejo nacional recuaram 6,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse cenário pouco animador, qualquer tipo de ganho, corte de custos e ações para evitar perdas são essenciais para melhorar o lucro. As perdas atingem a marca de 2,25% do faturamento líquido das empresas varejistas, como aponta a 16ª Pesquisa de Avaliação de Perdas no Varejo elaborada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).

As perdas gerais no varejo brasileiro são maiores do que as registradas em países como Estados Unidos (1,27%), Alemanha (1,08%) e Reino Unido (0,89%). “Hoje, porém, o país tem tecnologias e formas de gestão que podem diminuir as perdas em até 80%”, diz Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gunnebo, empresa com atuação na área de prevenção de perdas e furtos.

De olho nas perdas, o Magazine Luiza, um dos maiores varejistas do país, com um total de 800 lojas e 9 centros de distribuição espalhados por 16 Estados, trabalha forte na prevenção. Com o auxílio de uma consultoria, a companhia, que registra 49 milhões de clientes e opera em regiões que concentram 75% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), mapeou as oportunidades de ganhos de participação de mercado por loja, por região e por categoria de produto. E nesse processo, investir em prevenção de perdas foi fundamental. Segundo o CEO Frederico Trajano, a adoção dessa estratégia resultou, entre outras coisas, no crescimento marginal do volume de negócios nas lojas físicas e aumento da participação de mercado em diversas categorias, como o de telefonia.

Prevenção com resultados imediatos - Das 800 lojas, até o final de 2016 em 240 delas o Magazine Luiza instalou os cadeados eletrônicos da Gunnebo, especialmente em smartphones e tabletes para evitar furtos, em uma parceria que teve início no segundo semestre de 2015. E os resultados foram praticamente imediatos. No acumulado de janeiro a dezembro de 2016, a companhia reduziu as perdas totais e registrou ganhos de R$ 86,6 milhões, como revela o Relatório de Administração 2016.
Em decorrência disso, segundo Sandra Costa, coordenadora de compras de equipamentos corporativos da rede varejista, a empresa está em uma curva crescente de lojas que receberão os cadeados nos próximos meses. “Até o final de 2017, vamos aumentar ainda mais o número de lojas que deverão receber os cadeados eletrônicos da Gunnebo. Atualmente, utilizamos o modelo PraxisSlim, que já foi analisado, testado e aprovado através de um estudo criterioso para a homologação definitiva do modelo em toda a nossa rede”, justifica.

A importância do trabalho parceiro - Segundo Sandra, o trabalho parceiro com a Gunnebo foi fundamental na geração dos bons resultados. “Fizemos um trabalho em conjunto, transformamos a compra em parceria, desenvolvemos métodos práticos de entrega e instalação, garantindo a excelência no atendimento e proporcionando melhorias significativas na experiência de compra dos clientes em nossas lojas com segurança e facilidade”, argumenta.

Os benefícios mencionados pela coordenadora foram a capacidade de manter todos os smartphones carregados e prontos para interação do cliente, sistema de alarmes independentes com menor custo de manutenção, cadeados de diferentes alturas que trouxeram a possibilidade de simplificar o mobiliário, que por sua vez reduziram custo e tornaram mais fáceis a exposição de celulares e tabletes em todas as posições. ​
As áreas de eletrônicos, informática e telefonia contribuíram muito para o desempenho das vendas no ano. “Com certeza, as ações de prevenção de perdas desenvolvidas em parceria com a Gunnebo auxiliam na sustentabilidade de nossos resultados financeiros. Tivemos uma queda expressiva no índice de perdas, que geraram mais lucro, o que nos permite continuar o uso de suas soluções e viabilizar a ampliação para outros setores”, garante Sandra Costa.

Em 2016, segundo o Relatório de Administração, o Magazine Luiza ganhou participação de mercado em todos os canais e nas principais categorias de produtos e registrou lucro líquido de R$ 46,1 milhões. A receita bruta subiu 8,3% para R$ 11,4 bilhões, reflexo do crescimento de 6,6% nas vendas das lojas. A geração de caixa operacional, por sua vez, saltou de R$ 428 milhões em 2015 para R$ 653,7 milhões no ano passado.

SOBRE O MAGAZINE LUIZA - Prestes a completar 60 anos de história e tendo como missão a democratização do consumo, o Magazine Luiza é uma das maiores empresas brasileiras do setor de varejo. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da BM&FBovespa. Nos últimos anos, fez 13 aquisições, consolidando sua presença nacional.

Atualmente, o Magazine Luiza emprega cerca de 20 mil funcionários e possui um total de 800 lojas – físicas e o site. Seus canais digitais já são responsáveis por cerca de 25% do faturamento total. E as operações físicas e virtuais passam por constante processo de integração.

Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios. Há 19 anos, está entre as melhores empresas para trabalhar nos rankings da revista VocêS/A e do Great Place to Work Institute.

SOBRE A GUNNEBO - Com sede na Suécia, a Gunnebo está presente em 32 países e realiza negócios em mais de cem nações. É especializada em soluções de segurança física e eletrônica, gestão de numerário e controle de acesso. Emprega aproximadamente 5.500 colaboradores em todo o mundo e tem faturamento anual de 660 milhões de euros. No Brasil, destaca-se como fornecedora de soluções antifurto para o varejo (antenas, etiquetas protetoras, cadeados eletrônicos, CFTV e acessórios), além de contadores de fluxo de pessoas, cofres inteligentes (Intelisafe) e uma ferramenta de monitoramento de PDV (Gatecash). A empresa é referência em prevenção de perdas para clientes como Walmart, Y.Yamada, Sonda, Atacadão, Besni, C&A, Riachuelo, Marisa, Raia Drogasil, Brasil Pharma, Leroy Merlin, Livrarias Saraiva, Fnac e Lojas Americanas, entre outros.

Código de segurança
Atualizar