Brasil, 11 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Areias do litoral paulista à Antártida são apresentadas no Parque de Ciência e Tecnologia da USP

Exposição gratuita exibe até 29 de julho amostras que representam a diversidade dessas partículas

Até o fim das férias escolares, Areias do Mundo, idealizada por Christine Bourotte, do Instituto de Geociências (IGc) da USP, reúne amostras de areias das mais variadas regiões no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec). Os sedimentos vêm de locais como Egito, Japão, México, Brasil e até Antártida. As representantes nacionais foram extraídas dos Lençóis Maranhenses e do litoral paulista, compondo um mapa de norte a sul da costa estadual.

A areia é resultado do fenômeno químico-físico chamado intemperismo, isto é, da erosão de rochas ao longo de milhares de anos. O processo acontece de maneira diferente a depender da região, formando, portanto, tipos diversificados de areia, que podem ser vistos na exposição.

Segundo Christine, a intenção do projeto é aproximar o público às geociências a partir de um elemento familiar a todos. “A areia é sedimento e material terrestre como a rocha, o solo. Nós nos deitamos na areia da praia, mas de onde vem esta areia? Que história tem? Porque é diferente? É isso que tento explicar na exposição. Conhecendo e entendendo, preservamos, não é?”.

Já para o diretor do Parque CienTec, Fábio Dias, a mostra é uma viagem de volta ao mundo através das areias. “A areia pode parecer simples, mas quando vista com cuidado, revela interessantes histórias sobre a evolução da Terra e da vida, histórias sobre a interação entre a crosta terrestre e os oceanos. Elas nos ajudam a entender uma parte importante do ciclo de transformação das rochas e das paisagens”, explica.

A exposição gratuita Areias do Mundo, que compõe a programação do Parque CienTec até 29 de julho, segue depois para o Museu de Geociências da USP.

Serviço

Exposição Areias do Mundo
Quando | Até 29 de julho das 9h às 16h de segunda a sábado
Onde | Parque CienTec - Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda, São Paulo – SP
Quanto | Gratuito
Mais informações | (11) 5077-6312/6314 ou

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Núcleo dos Direitos da USP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, Estação Ciência, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Museu de Ciências, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::