Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Bondinho inaugura conjunto de painéis e placas solares que abastecem o complexo com energia 100% limpa

placas solares placas solares

Economia de energia chega a 2 MWh por mês, montante que corresponde ao consumo médio mensal de 10 famílias brasileiras

Um dos pontos turísticos mais visitados e queridos do país, o Bondinho do Pão de Açúcar, desenvolveu dois projetos que visam à produção de energia 100% limpa. A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA), empresa que administra o teleférico investirá, nos próximos anos, em outros projetos sustentáveis de eficiência energética, de acordo com a operação do bondinho, um sistema de transporte limpo, de alta capacidade e que não emite ruído.

O primeiro desses projetos, iniciado há seis meses, consiste na instalação de painéis solares para aquecimento de água, a partir da radiação solar, que é utilizada em um dos restaurantes do Morro da Urca. O aquecimento da água se dá de forma contínua durante o dia e inclusive em dias nublados com baixa luminosidade.

Instalados na Estação III do Bondinho, também no Morro da Urca, estão outras 42 placas solares fornecidas pela Panasonic, que geram energia elétrica para o Morro da Urca a partir da radiação solar.

Mensalmente, o uso das placas e dos painéis solares tem representado uma economia de 2 MWh, que antes era proveniente da rede elétrica convencional. Essa autonomia que abastece o complexo corresponde ao consumo médio de 10 famílias brasileiras em um mês, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A produção de energia limpa tem um enorme potencial no Brasil, especialmente aqui no Rio de Janeiro, cidade que tem sol a maior parte do ano. O complexo turístico está inserido num dos principais tesouros naturais do país, que é o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa), por isso, a nossa preocupação com a conservação ambiental e a busca por energias renováveis é constante — conclui Diego Scofano, Diretor Técnico da Cia Caminho Aéreo.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish