Brasil, 21 de Outubro de 2017

Como ter sucessos nas compras online!

• Escrito por  Andre Santos
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

É fato que as compras online caíram no gosto do consumidor nos últimos anos. Os principais motivos são a comodidade para comprar e a variedade de produtos ofertada. Além dos já conhecidos sites de compras coletivas e as lojas virtuais, por meio de sites, existem, atualmente outras formas de e-commerce como as lojas virtuais dentro de redes sociais, como no Facebook.

Uma das vantagens de se comprar pela Internet é que os preços são muito mais em conta do que as lojas físicas, já que as lojas virtuais não pagam altas taxas e nem salários a muitos funcionários. Saiba que o desconto, em comparação, pode chegar até 30%.

Com o objetivo de lhe ajudar a se dar bem nas compras online, preparamos este artigo com dicas para obter sucesso. Confira abaixo:

- Esqueça o impulso!
Os descontos podem ser chamativos e as ofertas também, mas, antes de finalizar a compra que a essa hora já deve estar dentro do seu carrinho virtual, você precisa fazer uma análise se realmente precisa do produto ou serviço que está adquirindo. Para isso, faça, a si mesmo, algumas perguntas, tais como:

• É preciso que eu realize agora essa compra?

• Realmente necessito deste serviço ou produto?

• Tenho informações o bastante sobre o que estou comprado?

• Essa compra irá comprometer o meu orçamento mensal?

Com base em suas respostas, você conseguirá analisar, friamente, se está tomando a decisão certa de comprara este serviço ou produto.

2-
Saiba sobre o fornecedor
Pesquise informações sobre de quem você está comprando, tal como a razão social da empresa, endereço, CNPJ, e-mail e telefone. Fique atento se o site de compras online mostrar apenas um número de telefone celular como forma de contato. Quanto mais formas de contato, mais seguro você irá ficar.

Confira o que os outros pensam sobre a marca
Procure referências sobre a empresa de que você está comprando. Você pode realizar uma pesquisa na Internet, com seus familiares e amigos, nas redes sociais e em sites como o Buscapé e o Reclame Aqui. Já no site do Sindec você também pode obter informações sobre todos os Procons do País e índices de problemas solucionados e reclamações das empresas.

4- Segurança eletrônica
É preciso que você tenha certeza de que o site de onde você está comprando é seguro, já que você irá fornecer alguns dados pessoais, bem como bancários. Somente finalize a compra se o endereço eletrônico iniciar por “https” e você conseguir visualizar no seu navegador um ícone de cadeado fechado colorido. Ao clicar nessa figura ela deverá mostrar o certificado de segurança do site.

5-
Instalação de programas
Outra forma de aumentar a sua segurança é fazer a instalar em seu computador ou smartphone um antivírus e manter o firewall atualizado. Você pode escolher opções gratuitas de programas, disponíveis até para download pela internet.

6- Computadores públicos
Evite realizar compras online em computadores públicos, instalados em cybercafés e lan houses, pois eles podem não estar tão protegidos como deveriam.

7- Troca de senhas
Já em relação as senhas, faça a troca com freqüência e evite utilizar informações como números de telefones, datas de aniversários ou seqüências simples numéricas ou alfabéticas. Para ter segurança em relação as senhas, crie uma de 6 a 12 caracteres, misturando números a letras maiúsculas e minúsculas.

8- Informações sobre os produtos
Saiba de todas as informações de descrição sobre as características do serviço ou do produto que está comprando, antes de fazer o fechamento. Não se esqueça de fazer a comparação com marcas similares. É preciso se lembrar que alguns produtos devem ter registro em alguns órgãos específicos, como os tablets e celulares, que são regidos pela Anatel. Já os do ramo de alimentação, estética e saúde, são ligados a Anvisa e os de viagens e turismo, pela Embratur.

Lembre-se que ao fazer compras online você não está vendo o produto em suas mãos, por isso é preciso observar alguns pontos como:

• Acessórios inclusos

• Cores

• Requisitos para o funcionamento do produto

• Se o produto utiliza bateria ou pilha

• Tamanhos e dimensões

• Voltagem e tipo de tomada

9- Informações sobre os produtos
Tenha ideia do preço real do produto que você pretende comprar, tanto nas lojas físicas quanto virtuais. Não se esqueça de fazer a comparação de preços e desconfie de ofertas que pareçam fazer milagres ou que estejam muito fora da faixa de preços, fora da promoção!

10- Formas de pagar
Veja quais são as formas de pagamento e saiba quais são as que levam juros. Fique desconfiado se a única forma de se pagar for por meio de depósito em conta poupança ou corrente, principalmente de pessoas físicas. Prefira o cartão de crédito, pois se você tiver um problema, como, por exemplo, de entrega, há como fazer o cancelamento com a administradora do cartão.

11- Prazo de entrega
O site que você está realizando a compra deve informar o prazo de entrega do produto. Se você reside no Estado de São Paulo ainda está respaldado na lei que obriga que a empresa fornecedora dê a opção de escolher o turno e a data de entrega. Saiba que na maioria das vezes o custo pelo frete não está incluído no preço do produto.

12- Arrependimento
Até sete dias depois de receber o produto, você tem o direito de se arrepender. Para fazer isso, você deve fazer o contato com o fornecedor e pedir a devolução e o cancelamento. É importante saber que a empresa fornecedora não pode pedir que a embalagem do produto não tenha sido violada. A empresa da qual você realizou a compra do serviço ou do produto deve apresentar claramente como é o procedimento de arrependimento, bem como fazer a devolução integral do valor pago pelo consumidor.

13- Newsletter de ofertas
A maioria das lojas virtuais, principalmente as grandes marcas, tem o costume de encaminhar aos seus clientes, periodicamente, uma lista de suas grandes ofertas, principalmente produtos que estão com um bom desconto, naquele período. Para participar das newsletters e se dar bem nas compras online, você deve entrar no site oficial da empresa e colocar o seu email de contato no campo onde lhe oferece a entrar nessa grande lista. Alguns deles chegam a pedir que você realize um cadastro simples, outros já querem que você insira seus dados pessoais por completo.

14- Fóruns de compartilhamento de promoções
Uma outra sugestão de como se dar bem nas compras online é participar de fóruns e comunidades de compartilhamento de compras online, como o web promocoes . Lá você pode ter diversas opções de compras e até mesmo dar a sua opinião e saber o que os outros pensam sobre o produto que você este pensando em comprar. Existem outros sites disponíveis e específicos, de cada segmento, de acordo com o segmento e o mercado do que você está em busca

15- Depois da compra
Exija o comprovante da nota fiscal depois que receber o produto, pois caso tenha algum problema, posterior, você pode procurar a empresa que forneceu. Se o seu problema não for resolvido, busque os órgãos de defesa.

Site: http://webpromocoes.com.br/ (Site agregador de promoções e cupons de descontos na web)

Código de segurança
Atualizar