Brasil, 22 de Agosto de 2017

• Escrito por  Aline Matos
  • Publicado em Demais

Botijões de gás falsificados oferecem risco

Segundo dados do Sindigás - Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, o gás liquefeito de petróleo (GLP) chega a 100% dos municípios de todo o território nacional. Isso significa que o GLP, mais conhecido como gás de cozinha, é o combustível com maior capilaridade em todo o país, ou seja, aquele que alcança as áreas mais remotas.

Por conta de sua tamanha presença nos lares brasileiros - 95% deles, segundo o Sindigás, o gás de cozinha também acaba sendo alvo de falsificações e adulterações, o que pode oferecer riscos.

Botijões adulterados: fique atento

É essencial saber como se precaver e identificar fraudes nos botijões. A compra de vasilhames de gás em revendas clandestinas coloca a segurança da casa e dos moradores em risco, pois não há qualquer controle de qualidade na comercialização destes produtos.

Existem diversas formas de adulteração, e entre as principais estão:

Conteúdo: é comum que os falsificadores dividam o conteúdo de um único vasilhame em dois botijões, vendendo como se os recipientes contassem com os treze quilos que deveriam ter, porém na verdade com apenas metade desse peso. Para que o consumidor não perceba, os falsificadores completam com água ou outro líquido - que pode ser combustível, inclusive, o que aumenta o risco gravemente.

Condições: por serem falsificados, normalmente os vasilhames estão em péssimas condições, mas são “maquiados” com uma nova camada de tinta para esconder a ferrugem e outras avarias. As roscas também podem estar irregulares, o que causa risco de vazamento e explosões.

Como se precaver

Em primeiro lugar, o consumidor só deve comprar gás de revendas oficiais e regulamentadas, seja pessoalmente, por internet, aplicativo ou telefone. Evite comprar em caminhões que passam pela rua e não têm identificação, ou mesmo das empresas de disk gás que não possuem nenhuma referência. Se o preço do botijão estiver bem abaixo do praticado no mercado, as chances de que seja um produto adulterado são imensas, recuse.