Brasil, 21 de Agosto de 2017

Bosch transfere logística de ferramentas elétricas de SP para Curitiba

• Escrito por  Talk Assessoria de Comunicação
  • Publicado em Demais

Para abrigar a nova operação, a Capital Realty investiu R$ 20 milhões em infraestrutura

A divisão de ferramentas elétricas da Bosch acaba de iniciar as operações no Mega Centro Logístico Curitiba, administrado pela curitibana Capital Realty, uma das referências do setor na Região Sul. A decisão de transferir as atividades para um novo Centro de Distribuição (CD) é parte da estratégia da fabricante alemã de ampliar a eficiência logística e reduzir o tempo de entrega dos produtos.

O novo CD da Bosch, transferido de Louveira (SP), ocupa 25 mil metros quadrados e foi uma das cinco maiores entregas feitas no país pela Capital Realty no quarto trimestre de 2016. Com ele, o Paraná ficou em segundo lugar em locação de condomínio logístico modular, atrás apenas do mercado paulista, segundo dados da consultoria Engebanc, que mede o mercado classe A. “Posicionado de forma estratégica, o Mega oferece o que há de mais elevado em padrão construtivo e uma performance operacional que se sobrepõe à maioria dos empreendimentos, com um custo por posição pallet bastante competitivo”, destaca Abiner Oliveira, diretor de serviços industriais e logísticos da Engebanc.

Além da Bosch, o Mega Curitiba também abriga operações de armazenagem de pneus da TWW Bridgestone e medicamentos da AGV/Novo Nordisk. O Mega Centro Logístico fica em Campina Grande do Sul e está às margens da BR 116, posição privilegiada para fluxo de produtos tanto entre Região Sudeste, Curitiba e Região Metropolitana, quanto para o Sul do país e interior do estado do Paraná. Como o município está localizado na parte Norte da Região Metropolitana de Curitiba, o condomínio traz uma alternativa ao intenso tráfego que é registrado com frequência no Contorno Sul.

Segundo o gerente de logística da Divisão de Ferramentas Elétricas da Bosch, Vicente Fiorese, o custo-benefício foi um fator decisivo ao optar pelo imóvel da Capital Realty. “O Mega Centro Logístico Curitiba foi a opção que entregou as melhores especificações técnicas. O trabalho, junto com o time de engenharia, permitiu uma personalização da construção, sem alterar as principais características dos galpões padrão Mega”, declara.

A expectativa da divisão de Ferramentas Elétricas da Bosch é de que ocorra um aumento do volume dos negócios em função da melhoria contínua dos processos e do melhor nível de serviço oferecido aos clientes. O CD já é considerado o maior da divisão e deve atender até 16 mil clientes. O local emprega cerca de 200 pessoas, conta com 20 mil posições pallets e será responsável pelo armazenamento e distribuição das linhas de ferramentas elétricas, acessórios e peças de reposição das marcas Bosch, Skil e Dremel.

Para atender a nova operação da Bosch, o Mega Centro Logístico passou por sua primeira expansão. De acordo com Rodrigo Demeterco, presidente da Capital Realty, o investimento no armazém foi de aproximadamente R$ 20 milhões. “O condomínio, que contava com 25 mil m², totaliza agora 45 mil m² de área construída, além de uma grande área de lazer, que inclui campo de futebol e quiosque com churrasqueira”, explica. A área tem restaurante, posto de combustível, lojas de conveniência e local para descanso de motoristas com vestiário. “Nós valorizamos tanto o bem-estar dos colaboradores, que têm acesso a serviços e lazer, quanto o lado corporativo, já que as empresas podem ter escritórios equipados em ambientes agradáveis”, declara.

Mercado logístico

Segundo dados da Engebanc, o ano de 2017 deve repetir os resultados do ano passado, com uma leve melhora e um número próximo a 500 mil m²/ano de absorção líquida (resultado das novas locações menos as devoluções de áreas). A tendência é que prevaleça um crescimento da demanda mais baixo do que foi observado até 2015. Após manter bons resultados por quase uma década, com absorção líquida anual próxima de um milhão de m², o mercado de condomínios industriais e logísticos encerrou 2016 com 491 mil m² absorvidos.

Sobre a Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção, administração e empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.