Brasil, 19 de Agosto de 2017

Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) inaugura moderna unidade com a assinatura da acr arquitetura

• Escrito por  VS Press Consultoria em Comunicação
  • Publicado em Demais

A acr arquitetura assina mais um projeto para o Centro de Diagnósticos Brasil, recentemente inaugurado na zona sul de São Paulo, o CDB Morumbi. A nova unidade, uma das mais modernas e completas da rede, fica em um edifício de sete pavimentos, com cerca de 5.000 m². Atualmente, o CDB é um dos maiores e mais completos Centros de Medicina Diagnóstica da América Latina.

A equipe acr seguiu o padrão de excelência e de tecnologia empregado em outras unidades da rede. O CDB Morumbi conta com uma área de diagnóstico por imagem completa, com três ressonâncias magnéticas, tomografia computadorizada, raios X, serviço de medicina nuclear, ultrassom, mamografia, densitometria óssea, além de cardiologia, endoscopia e colonoscopia. Para atender o público feminino, o centro diagnóstico tem um núcleo com nove salas de ultrassom em um ambiente moderno e funcional, projetado exclusivamente para esta função.

Um dos destaques do projeto arquitetônico é a fachada em pele de vidro de baixo índice de absorção solar, o que possibilita, ao máximo, a iluminação natural nos ambientes. Outra característica importante foi a criação de acessos estratégicos em desníveis para o estacionamento e a área de serviços, já que o terreno é irregular.

Desenvolveu-se, ainda, um pórtico na cor de aço corten que funciona também como “brise” para o controle solar, além de uma marquise metálica na entrada que ultrapassa para o interior, sob um enorme pé direito duplo, que proporciona acolhimento e conforto aos clientes. Internamente, esta marquise, que é uma grelha metálica, se transforma em uma imensa luminária e demarca os ambientes.

A iluminação ganhou destaque com o uso da tecnologia LED. Utilizou-se piso vinílico modelo madeira e alguns revestimentos no mesmo padrão.

Como em ambientes de saúde as necessidades de alterações no layout são frequentes, essa questão foi equacionada com medidas estratégicas como o fechamento com divisórias do tipo drywall atrás da pele de vidro, janelas para tomada de ar e saída do tubo Quench das ressonâncias magnéticas e vedação do edifício com paineis do tipo Danica - de aço zincado pré-pintado com isolante de lã de rocha (matéria-prima ecologicamente correta e de alta resistência ao fogo e isolante térmico), que tem montagem rápida, baixa manutenção e fácil desmontagem para a troca futura de equipamentos.

Duas circulações verticais, com elevadores e escadas, foram projetadas para serem utilizadas de formas distintas separando clientes e funcionários. Uma decisão importante, pois evita conflitos e transtornos com o transporte de macas, lixo, suprimentos e mudanças.

Segundo Antonio Carlos Rodrigues, diretor da acr arquitetura, esse foi um projeto bastante complexo, com o total aproveitamento da área produtiva e com o fluxo inteligente e amigável para que o cliente se localize com maior facilidade dentro da estrutura. “Consideramos isso fundamental para que o usuário se sinta seguro”, destaca.

De acordo com o arquiteto, os usos estratégicos de cada recurso precisam estar aliados a um fluxo bem planejado, que garanta acessibilidade e conforto - inclusive térmico e acústico, e a projetos esteticamente atraentes e com operações funcionais e seguras. Também é importante que estejam alinhados à filosofia do cliente e às normas vigentes do setor de saúde para a garantia de sucesso do empreendimento.

“Os projetos CDB mostram que é possível unir as exigências desse mercado e o emprego de alta tecnologia, com uma arquitetura de ambientes que privilegiam o acolhimento. Nós focamos os requisitos e cuidados que garantem qualidade, humanização, tecnologia, segurança e conforto, para colaboradores, fornecedores e clientes”, conclui o diretor.

Além da Morumbi, o escritório desenvolveu as unidades Ana Rosa, Perdizes, São Bernardo do Campo (que inaugura dia 22 de abril) e trabalha em uma nova a ser inaugurada em maio deste ano, na zona leste da capital paulista.

Sobre acr arquitetura - Fundada em 1995, é comandada pelos arquitetos Antonio Carlos Rodrigues, Rafael Tozo e Pablo Polop. O escritório possui expertise em arquitetura hospitalar e de saúde como centros de diagnóstico, laboratórios e clínicas médicas e de reprodução humana. Os trabalhos assinados pela acr se destacam por soluções práticas, inovadoras e eficientes, baseadas nos conceitos da arquitetura contemporânea, humanizada e sustentável. O escritório atua, também, na arquitetura escolar, residencial e corporativa, com projetos em todo o país. Em seu portfólio, clientes como o Fleury Medicina e Saúde, Clínica Huntington, rede dr consulta, Hospital do Coração, Hospital das Clínicas de São Paulo, Salomão&Zoppi e Colégio Miguel de Cervantes. www.acr.arq.br