Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Alibra espera poupar mais de 50% de energia em geração de água gelada

Fabricante de ingredientes e misturas alimentícias em pó para o mercado de alimentos e bebidas, a Alibra é uma empresa 100% nacional com 16 anos de fundação e fábricas em Campinas (SP) e em Marechal Cândido Rondon (PR). A Alibra oferece mais de 600 ingredientes utilizados na fabricação de produtos industrializados, como molhos, pós lácteos, sorvetes, biscoitos, chocolates, laticínios etc.

A empresa se destaca por investir mais de 1% do faturamento em atividades de P&D, em desenvolvimento de produtos e compra de equipamentos eficientes. Em busca de um chiller para o processo de desumidificação do ar ambiente nas áreas controladas de produção - uma vez que produzem pós lácteos que são higroscópicos, ou seja, com propriedade de absorver água – a Alibra adotou em sua fábrica do Paraná o Chiller Centrífugo TurboTrans Oil Free, da Transcalor, equipamento de altíssima eficiência com compressor centrífugo de mancais magnéticos sem óleo Danfoss Turbocor.

“A Transcalor conheceu a tecnologia Danfoss Turbocor em feiras de negócios no exterior e ficou muito impressionada com a eficiência e tecnologia embarcada nestes compressores. Foi um caso de ‘amor à primeira vista’”, comenta Walter Altieri, gerente comercial da Transcalor. Altieri explica que o chiller TurboTrans com compressores Danfoss Turbocor tem uma eficiência de 0,54 kW/TR na condensação a ar e 0,32kW/TR na condensação a água, enquanto os chillers convencionais para a aplicação que a Alibra necessitava tinham eficiência de 1,1 kW/TR. “A economia operacional com a geração de água gelada será de mais de 50%”, ressalta o gerente comercial da Transcalor.

Para atender à necessidade da Alibra, a Transcalor atuou em conjunto com a engenharia da EcoTech no desenvolvimento da solução para desumidificação da área industrial, integrando o desumidificador Drytech com o Chiller Centrífugo TurboTrans Oil Free dotado de compressor Danfoss Turbocor. “O compressor parte com apenas dois Ampères e tem rotação variável de acordo com a demanda térmica, podendo chegar a 50.000 rpm. Por não haver atrito devido ao campo magnético, além de operar com altíssima eficiência, evita qualquer tipo de desgaste e overhaul. A manutenção evitada é outro ponto forte desta tecnologia, pois apenas a cada 10 anos é necessário substituir o banco de capacitores utilizados para frenar o eixo em casos de falta de energia”, destaca Altieri.

“Na Alibra buscamos equipamentos de alta eficiência já na fase do projeto, pois são analisados o custo operacional, a vida útil, a manutenção, o custo de instalação, baixo impacto ambiental, entre outros. A Transcalor nos apresentou uma solução que atende aos nossos objetivos. No entanto, por tratar-se de uma tecnologia relativamente nova no Brasil, houve inicialmente dúvidas com relação a adotarmos. Porém, quando visitamos algumas instalações da Transcalor e tomamos conhecimento dos parceiros internacionais que validam e suportam a tecnologia, somados à fabricação 100% no Brasil e ao pós-venda local, nos sentimos seguros e decidimos pela compra do equipamento. A Smardt e a Danfoss Turbocor foram fundamentais para nossa decisão favorável a esta solução junto à Transcalor”, enfatiza o engenheiro Everton Kaufmann, da Alibra.

Testes e estudos mostram que fatores como a redução da infraestrutura elétrica, manutenção evitada, manutenção da eficiência no decorrer dos anos e maior vida útil do compressor Danfoss Turbocor garantem uma expectativa de payback de cerca de dois anos e meio em relação ao custo inicial de outras tecnologias.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando 24.000 funcionários e atendendo a clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Código de segurança
Atualizar