Brasil, 30 de Maio de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Na contramão do mercado - modelo popular faz pequenas farmácias crescerem mais que grandes redes

  • Escrito por  DSOP
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Comumente se escuta que as pequenas empresas do varejo serão “engolidas” pelos grandes conglomerados varejistas, como são os casos das redes de supermercados e farmácias.

Contudo, um novo modelo de negócio que vem proliferando em todo o país prova que as pequenas farmácias não só podem disputar o mercado de igual para igual, como podem se destacar com números muito acima da média.
Esse modelo é o que vem sendo utilizados pelas farmácias das redes populares – Ultra Popular, Super Popular e Maxi Popular – da gerenciadora de rede de drogarias associativistas Farmarcas, possibilitando aos pequenos empresários se associarem e captarem ótimos resultados, por meio de compartilhamento de ferramentas modernas de gestão e de compras coletivas.

Mas o grande destaque se dá para o suporte na gestão, dado pelos chamados “anjos” – profissionais especializados que acompanham de perto o dia a dia da empresa e seus resultados. “Funciona como se as farmácias tivessem uma consultoria particular. No dia a dia do negócio, muitos administradores deixam passar decisões que são importantes para o resultado do negócio, mas os anjos estão atentos justamente para alertá-los”, explica o diretor operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira.

Outro ponto relevante é a aposta em um modelo de farmácias com aparência atrativa, instalações práticas e preços competitivos, que é compartilhado e que faz as lojas das redes populares conquistarem um expressivo crescimento no mercado.

Somando todas as lojas dessas redes populares – Ultra Popular, Super Popular e Maxi Popular –, se obtém um índice de crescimento orgânico no faturamento de 83,44%, chegando ao montante de R$683.314.990,00; em 2015, o faturamento foi de R$372.500.855,00. Esses números resultam da soma do crescimento no número das lojas e do aumento do faturamento individual.

Um fato que se destaca é que, mesmo farmácias que já adotam há mais de três anos esse modelo popular obtiveram um grande crescimento, atingindo o índice de 20,38% apenas em dezembro. Esse dado é relevante, pois geralmente, as empresas apresentam um crescimento maior logo após a mudança de modelo de trabalho; contudo, essas lojas apresentam um crescimento acima do mercado mesmo após a consolidação do modelo.

Em relação ao número de farmácias, as redes populares começaram 2016 com 255 lojas abertas em todo o país e terminaram atingindo a marca de 402 lojas. No entanto, o mais relevante é a conquista de mercados estratégicos que pareciam muito complexos pela distância geográfica, como é o caso de aberturas de lojas no Acre e no Pará.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::