Brasil, 24 de Maio de 2017

Documentário A Ponte será lançado no dia 24 de abril, em Blumenau

• Escrito por  Nane Pereira
  • Publicado no www.segs.com.br em Demais

A primeira exibição do longa-metragem ocorre às 20h, na Casa do Arquiteto e a entrada é gratuita

Periferias, morros e vielas da cidade de Blumenau. Narrativas e pontos de vistas diferentes daquelas apresentadas nas propagandas de TV. O documentário A Ponte, que será lançado no dia 24 de abril, às 20h, na Casa do Arquiteto, traz à tona um debate sobre a Blumenau das desigualdades sociais, e mostra, por meio de um outro olhar, que elas estão mais próximas do que se imagina. São 60 minutos de narrativas e entrevistas com moradores, professores, jornalista e lideranças sociais que veem na Ponte José Ferreira da Silva (Anel Viário Norte) uma linha que divide e ao mesmo tempo gera reflexão e debate social. O projeto A Ponte é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e o filme será disponibilizado gratuitamente para visualização e download por meio do Youtube.

“Em 2010, o Censo apontou que mais de 23 mil pessoas moram nas favelas de Blumenau. Sim, favelas. A quem só conheça a região central da cidade, pode parecer um absurdo tal afirmação. No documentário A Ponte, atravessamos o rio e buscamos ver a cidade sob outra perspectiva e encontramos uma realidade muito diferente da vista nos anúncios publicitários. Acredito que todo blumenauense deveria assistir e descobrir que do outro lado existe uma história que é contada todo dia, mas que ninguém pára para ouvir”, diz o idealizador do projeto e cinegrafista Luiz Figueroa.

Blumenau, segundo pesquisa realizada pela BCI-100 (Best Cities Index) e divulgada pela Delta Economics & Finance, em novembro de 2014, recebeu o título de quarta melhor cidade para se viver no país, mostrando ainda mais o potencial que a cidade possui, apesar de, como em milhares de outras cidades, sofrer com as diferenças sociais, culturais e econômicas. “Existem realidades díspares que necessitam ser reconhecidas como integrantes da cidade, da comunidade, mas não somente como objeto de denúncia ou rebeldia, e sim para o próprio entendimento dos cidadãos que não compartilham de tal realidade, do papel que necessitam desempenhar para uma sociedade ainda melhor”, acrescenta Luiz.

Além do lançamento no dia 24, haverá mais cinco sessões, seguidas de bate-papo com a produção do documentário, no mês de abril, em Blumenau. No dia 25, às 10h e às 11h25, na Escola Básica Municipal Vidal Ramos e, às 20h, na Offcina Café Coworking; no dia 26, às 20h, na Praça Dr. Blumenau; no dia 27, às 10h e às 11h25, na Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré e, às 19h, no Auditório do Bloco H, na FURB, sala 105. Acompanhe as notícias e as novidades do documentário pelo www.facebook.com/micropontoproducoes

Lançamento + roda de conversa do documentário A Ponte, em Blumenau
24 de abril, às 20h
Na Casa do Arquiteto (Rua Pastor Oswaldo Hesse, 294)
Classificação etária livre
Tempo do documentário: 60 minutos

OUTRAS EXIBIÇÕES + roda de conversa, no mês de abril
No dia 25, às 10h e às 11h25, na Escola Básica Municipal Vidal Ramos (Rua Antônio Treis, 140 - Vorstadt) e, às 20h, na Offcina Café Coworking (Rua Iguaçu, 209 - Itoupava Seca).
No dia 26, às 20h, na Praça Dr. Blumenau (Rua Nereu Ramos, 463 - Centro).
No dia 27, às 10h e às 11h25, na Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré (Rua Santa Fé, 66 - Ponta Aguda) e, às 19h, no Auditório do Bloco H, na FURB, Sala 105 (Campus 1, Rua Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca).

ENTREVISTADOS
Marcelo Althoff (Secretário de desenvolvimento social), Adriana Furlani (Diretora da Escola Básica Municipal Vidal Ramos), Lígia Mara Costa (Diretora da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré), Magali Moser (Jornalista), Jair Compiani (Presidente Associação de Moradores da Rua Pedro Krauss), Jackson Gonçalves (Rapper e morador do bairro República Argentina), Lenilso Silva (Ativista dos Direitos Humanos) e Volmar Rodrigues (Morador e ex-presidente da Associação de Moradores da República Argentina).

EQUIPE TÉCNICA
Arthur Francis Azevedo (direção e roteiro), Luiz Figueroa (cinegrafista), Diego Lottin (produção), Bruna Zago (fotografia e assistente de produção), Emerson Mainhardt (captação e edição de áudio), Giovane Diego da Cunha (design e identidade visual) e Microponto Produções (produção executiva).