Brasil, 18 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Engajamento e satisfação com o trabalho: qual a relação entre eles?

  • Escrito por  Gisele Barata
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Engajamento e satisfação com o trabalho: qual a relação entre eles?

Coexistência dos conceitos podem ser chave para garantir resultados expressivos

É comum no mundo corporativo atual uma certa confusão entre os conceitos de engajamento e satisfação no trabalho, gerando a percepção de que os dois fatores, na verdade, são a mesma coisa. Mas não são. De acordo com Edwin Locke, professor de psicologia pioneiro no desenvolvimento da teoria de estabelecimento de objetivos, satisfação no trabalho é um estado emocional prazeroso ou positivo que resulta da avaliação que você faz de seu trabalho ou de suas experiências com ele. Já o engajamento diz respeito ao quanto você está disposto a investir, voluntariamente, em seu trabalho e em sua organização.

Apesar de terem definições bastante claras, a confusão vem do fato de que os dois conceitos são impulsionadores um do outro. “O engajamento aumenta a satisfação com o trabalho; já a satisfação com o trabalho pode ser considerada um, entre vários fatores, capazes de estimular o engajamento”, esclarece Flora Victoria, presidente da SBCOACHING.

Com base na análise de pesquisas do Gallup sobre bem-estar e engajamento, Susan Sorenson, especialista em saúde pública, escreveu para o Business Journal que ser indulgente com os funcionários não substitui o esforço de engajá-los. Mantê-los felizes, diz ela, é um objetivo que vale a pena, pois contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais positivo. Porém, é necessária atenção à armadilha: “Colaboradores felizes não estão necessariamente engajados. Os engajados são aqueles que dão mais duro, ficam por mais tempo e apresentam uma performance melhor”, explica Flora.

O movimento inverso também pode acontecer: é possível encontrar funcionários engajados, mas com um baixo nível de bem-estar. “Em situações como essa, o engajamento e a alta performance não são sustentáveis e é uma boa possibilidade de que existem sinais de burnout no horizonte”, alerta a especialista.

Um dado revelado pelo Kelly Global Workforce Index, do qual participam 120 mil pessoas em 31 países, diz que 55% dos trabalhadores estão ativamente procurando um emprego melhor, mesmo que estejam felizes em suas ocupações atuais. A dica, que beneficia tanto o colaborador quanto a empresa, é conseguir combinar o engajamento com o bem-estar do profissional. O fruto desta combinação, garante Flora, resulta na produção de resultados impressionantes.

Sobre Flora Victoria – Flora Victoria é presidente da SBCOACHING Training e diretora educacional do SBCOACHING Group. Mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país – seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo. Trainer com ampla experiência, já atuou na formação de mais de 25 mil coaches.

 

Sobre a SBCOACHING – Pioneira e líder absoluta em coaching no Brasil desde 1999, a SBCOACHING é o maior centro de referência e excelência no mercado de coaching; possui cursos com metodologias exclusivas, reconhecidas nacional e internacionalmente. Com mais de 25.000 coaches treinados, a empresa formou a maior comunidade de coaches profissionais do mundo. Conta ainda com uma equipe dedicada a Pesquisa & Desenvolvimento, responsável pelo processo de comprovação científica da aplicação do coaching. Com forte presença no mercado global, as soluções de alta performance oferecidas pela organização estão presentes em mais de 72 países e já foram testadas e aprovadas pelas mais exigentes empresas do mundo, muitas delas pertencentes ao seleto grupo da Fortune 500.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::