Brasil, 18 de Outubro de 2017

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

O ano era 1987, e a equipe da marca Nike estava prestes a lançar um modelo de tênis que revolucionaria o mercado do ramo. No dia 26 de março, surgiu nas prateleiras o Nike Air Max 1, o primeiro Air Max da empresa.

Esse foi apenas o início do que se tornou uma referência no setor de calçados esportivos. Hoje, 30 anos depois, existem formas modernas que se desenvolveram com inúmeras inovações e pesquisas importantes, principalmente em novos materiais.

Como tudo começou

A ideia dos tênis se iniciou com um esboço, sem pesquisa de mercado e sem planejamento. O designer Tinker Hatfield começou a projetar um novo conceito, que foi o ponto inicial do modelo. Nessa época, a Nike já havia desenvolvido uma tecnologia para melhorar o conforto dos esportistas: eram as cápsulas de ar colocadas nos tênis para que fosse possível caminhar sobre o ar e, assim, aumentar o conforto.

Essa tecnologia fez grande sucesso com o público, principalmente para as pessoas que gostavam de correr, mas Hatfield queria fazer mais: desejava mostrar para o público todo o conceito das cápsulas de ar.

Então, no protótipo do Zero, o designer deixou as cápsulas visíveis e criou vários conceitos avançados, que puderam ser utilizados apenas em épocas posteriores. Dessa forma, ele redesenhou o Air Max Zero e criou o Air Max 1.

Linha do tempo

Seu grande sucesso não se deve apenas ao primeiro modelo de tênis lançado, mas também a inúmeras inovações e conceitos únicos que fizeram parte do desenvolvimento desse calçado ao longo de três décadas.

• 1987: o lançamento contava com a cápsula de ar visível, mas também tinha alto desempenho e era inovador até nas paletas de cores utilizadas.

• 1990: surgia o Air Max 90, composto por sete componentes de plástico que marcaram a sua estética. Ele também reinventou o design e ganhou grande espaço no dia a dia.

• 1993: a grande inovação foi o uso de cores invertidas entre os tipos masculinos e femininos, rompendo a barreira dos gêneros.

• 1995: o Air Max 95 representou um grande salto no estilo. Contextualizado em uma época que era comum a cultura do exagero, os tênis foram desenvolvidos com a tecnologia Nike Air visível na frente e atrás, contando até com medidas de pressão.

• 1996: nessa época, o design estava se espelhando na anatomia humana, fazendo com que os tênis se tornassem uma parte do pé.

• 1997: o Air Max chegou a um alto patamar de qualidade e sucesso, com o melhor amortecimento da categoria e desempenho de alto nível.

• 2013: o Air Max foi novamente reinventado, sendo aplicadas tecnologias que foram desenvolvidas ao longo de todos esses anos e trazendo mais flexibilidade para o calçado.

Esses tênis foram uma das obras mais revolucionárias da Nike, ganhando um grande público e desenvolvendo tecnologias surpreendentes, principalmente no amortecimento e na categoria de calçados esportivos.

Código de segurança
Atualizar