Brasil, 1 de Outubro de 2016

Coca-Cola Sorocaba aumenta controle sobre produção com projeto de integração

Troca de informações sobre os mais de 200 milhões de litros por ano é feita pelo Magic xpi entre os sistemas PC Factory MES e o SAP R3

A Sorocaba Refrescos, fabricante que integra o Sistema Coca-Cola Brasil, contratou a PPI-Multitask para a implantação do PC Factory MES (Manufacturing Execution System) para automatizar os processos da sua produção tendo como requisito a troca integrada de informações do chão de fábrica com o SAP R3 em tempo real. Para realizar a automação da transferência de dados entre o SAP R3 e o PC-Factory MES, a plataforma escolhida foi o Magic xpi, plataforma de integração homologada pela SAP e que promove uma interface amigável de baixa manutenção que a garante a qualidade na comunicação entre as ambas as aplicações de gestão.

O ambiente de integração possibilitou aumentar o controle sobre produção anual de 200 milhões de litros de bebidas que abastece 60 cidades do interior de São Paulo, com produtos da The Coca-Cola Company e linha de cervejas da Heineken Brasil. Cinco linhas de produção e mais de 1.000 pessoas são envolvidas no processo fabril, que teve sua eficiência aumentada a partir da gestão proporcionada pelo PC Factory MES.

Enquanto que no SAP R3 são apurados os lotes e itens recebidos para produção, além das ordens liberadas com roteiro e lista de materiais, no PC Factory MES são controladas as transferências de itens entre depósitos e as quantidades de matérias primas e embalagens consumidas na linha de produção de cada bebida produzida. O PC Factory MES também controla as paradas das linhas de produção, monitorando o OEE (Overall Equipament Effectivences) e abre as ocorrências de manutenção em tempo real A integração também automatizou e acelerou o reporte sobre todo o processo de produção, facilitando maior controle e melhoria na tomada de decisão.

Gerson Agostinho, CIO da Coca-Cola Sorocaba, explica que durante a definição do projeto foram analisadas algumas ferramentas de integração criadas em ABAP (Advanced Business Application Programming) e EDI (Electronic Data Interchange). O Magic xpi se mostrou o mais adequado, segundo ele, por ser homologado pela SAP e possuir os conectores prontos para a comunicação entre aplicações de negócios. “A escolha foi definida em conjunto com o parceiro PPI-Multitask, que introduziu o Magic xpi no mundo da automação industrial. A tecnologia Magic é a mais capacitada para atender às premissas de integração também porque é homologada pela SAP e possui os conectores prontos para a comunicação entre aplicações de negócios”, conta.

O que mais chamou a atenção nos testes e depois se confirmou com o projeto em andamento, segundo Agostinho, é a facilidade de integração que a plataforma Magic oferece. “A partir de um ambiente amigável que facilita o entendimento rápido do problema, ela faz o mapeamento do que é necessário ser integrado muito rapidamente e fornece um projeto bastante eficaz, com uma manutenção da interface muito baixa. Ou seja, o Magic xpi elimina o trabalho repetitivo de manutenção que ocorre nos modelos ABAP e EDI, além de possuir alto desempenho, com uma garantia de evolução do produto. Com o uso intensivo da plataforma, estamos passando por uma evolução do produto com impacto muito positivo, que é a melhoria da qualidade da ferramenta para atender à complexidade do projeto”.

Qualidade da informação e maior visibilidade da produção

Um ambiente de integração competente é aquele que oferece a capacidade de identificar problemas que dificultam a comunicação entre os sistemas. Um dado inconsistente pode gerar conflito na comunicação e quanto mais amigável e qualificada é a interface, maior será o sucesso do projeto. “Tínhamos várias pessoas fazendo o mapeamento e a análise de informações, mas foi com o Magic xpi que este processo se tornou definitivamente qualificado. Os dados são os mais próximos da realidade e em menor tempo, o que nos permite promover o ajustamento da produção. Como a integração PC Factory MES – SAP R3 feita com o Magic reduz a transação manual de informações entre os sistemas. Com isso a produtividade da automação é melhorada. Hoje nossa equipe cuida mais da análise do que da operação. O planejamento é melhor em todas as etapas da produção”, sentencia o CIO da Coca-Cola Sorocaba.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish