Brasil, 18 de Outubro de 2017

Anel de noivado x aliança: você sabe a diferença?

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Para alguns, a diferença pode parecer óbvia, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre o anel de noivado e a aliança. Isso é normal, já que a cultura e as tradições brasileiras não costumam fazer referência ao anel de noivado, muitas vezes substituído pela “aliança de compromisso” dos casais de namorados.

Quando um parceiro faz o grande pedido ao outro, muitas emoções são envolvidas. A expectativa de uma vida a dois, o relacionamento chegando a um novo nível, o planejamento de um futuro juntos, o amor. Todos esses sentimentos de compromisso e afeto são simbolizados por uma pequena joia que marca essa nova etapa, tão importante e cheia de mudanças.

Mas na hora de fazer a compra na joalheria, pode bater uma dúvida sobre o que comprar.

Anel de noivado

O anel de noivado provém de uma tradição muito antiga, que surgiu na Europa em meados do século XV. É o costume de oferecer uma joia para a pessoa amada ao selar um compromisso. Por esse motivo, o anel de noivado era ofertado no momento em que se fazia o pedido de casamento, e acontece assim até hoje.

O homem comprava o anel quando pretendia pedir a mão da mulher e o oferecia como uma prova de amor e romantismo. Durante o noivado, apenas a noiva o utilizava — diferentemente das alianças, que são usadas por ambos.

O modelo mais tradicional de anel de noivado é o anel de ouro branco com um único diamante, chamado popularmente de “solitário”. Quanto maior a pedra, mais valiosa e impressionante é a joia.

Alianças

Mais comuns no cotidiano dos brasileiros, as alianças substituem o anel de noivado após o casamento. São um símbolo de amor, compromisso, lealdade e respeito. Uma promessa de amor eterno. Alguns casais optam por utilizar alianças assim que o pedido de casamento é feito, usando-as no dedo anelar da mão direita e, após a cerimônia, passam a utilizá-la na mão esquerda.

Outros ainda preferem adotar alianças de compromisso, e, depois do casamento, trocam as joias por alianças novas. Essa é uma tradição bastante comum no país.

Existe uma infinidade de alianças disponíveis no mercado atual. Elas podem ser finas, largas e ter ou não diamantes ou outras pedras preciosas incrustadas. Embora as alianças mais tradicionais sejam as de ouro amarelo, é possível encontrar alianças belíssimas de ouro branco e ouro rosé.

Código de segurança
Atualizar