Brasil, 24 de Outubro de 2017

• Escrito por  Lorena Lázaro
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Os setes dias de consultoria acontecem na Pousada Monjolo para nove projetos criteriosamente selecionados

O 4º Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste acontece até dia 7 de abril, na Pousada Monjolo, localizada em Nerópolis. Este ano, nove projetos foram selecionados para receber consultoria exclusiva durante sete dias de imersão e dedicação com tutores renomados no mercado audiovisual. Palestras abertas ao público serão realizadas em Goiânia, no dia 8, sábado, no Centro Cultural UFG. As inscrições devem ser feitas até 5 de abril pelo site: http://www.icumam.com.br/lab_2017/.

Realizado pelo Icumam, o Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste oferece a produtores e diretores a oportunidade de receber consultoria e assessoria individual e coletiva para um projeto audiovisual já em andamento. Cada projeto tem direito a dois representantes no laboratório. Na 4ª edição, os tutores Beth Formaggini, Fernanda de Capua, Mariana Brasil, Rafael Sampaio, Paula Knudsen e Thiago Dottori conduzirão as atividades de consultoria do projeto.

Cada um deles representa as mais importantes áreas da cadeia produtiva como direção, roteiro, produção, financiamento e modelos de comercialização. Esse ano o Laboratório bateu recorde com 57 projetos inscritos, sendo 16 projetos de Goiás, sete do Mato Grosso, cinco do Mato Grosso do Sul e 26 do Distrito Federal. Em três edições, já foram 27 projetos participantes, nove deles estão em fase de execução/ financiamento e um já foi realizado.

“Proporcionar aos realizadores da região Centro-Oeste a possibilidade de se relacionarem com profissionais renomados de diferentes segmentos da economia audiovisual, vindos de todos os lugares do Brasil, é razão de grande felicidade e é o combustível que precisamos para continuar lutando”, comemora Maria Abdalla, diretora do Icumam. Para ela, laboratórios como esse potencializam a competitividade dos projetos.

Palestras abertas

Profissionais renomados no cenário audiovisual brasileiro comandarão duas hora de palestras, incluindo momentos para perguntas e debates. Dentre os destaques dessa edição, está a Masterclass “Direção Autoral (Caso de estudo: Cinema, aspirinas e urubus)”, com o cineasta Marcelo Gomes. Seu mais novo longa “Joaquim” participou na competição oficial no Festival de Berlim em fevereiro. Ele assina produções de sucesso de crítica como Viajo porque preciso, volto porque te amo; Era Uma vez eu, Verônica e O Homem das Multidões. A produtora Mariana Brasil e a roteirista Paula Knudsen completam a programação com as palestras “Qual a diferença entre produzir cinema e série de TV?” e “A narrativa serializada”, respectivamente.

Paula Knudsen abordará conceitos como: o 'motor' de uma série, a construção de personagens e universos para uma narrativa episódica e também as diferenças entre uma narrativa serializada, procedural, procedural moderna, uma antologia e uma mini-série. Mariana Brasil, por sua vez, irá traçar as diferenças entre cinema e série de TV sendo de ficção, documentário ou animação, com foco nos aspectos de produção.

O 4° Icumam Lab conta com o apoio do Sebrae, Pousada Monjolo, CCUFG, BrLab e UEG.

4º Icumam Lab

De 2 (credenciamento) a 8 (palestras) de abril de 2017

Laboratório: Pousada Monjolo - Rodovia GO-433, S/N - Km 2, Nerópolis - GO, 75460-000

Palestras: Centro Cultural UFG - Centro Cultural UFG – Av. Universitária, 1533, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

PALESTRAS ABERTAS – INSCRIÇÕES ATÉ 5 DE ABRIL

Mariana Brasil - Qual a diferença entre produzir cinema e série de TV?

15h às 17h

Paula Knudsen - A narrativa serializada

17h às 19h

Marcelo Gomes - Direção Autoral (Caso de Estudo: Cinema, Aspirinas e Urubus)

19h30 às 21h30

8 de abril

Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO.

4º Icumam Lab

www.icumam.com.br