Brasil, 17 de Outubro de 2017

Cidade Digital e Inteligente: Águas de São Pedro (SP) agora conta com tecnologia inovadora para melhorar seus sistemas de saúde

• Escrito por  Patrícia Barbosa
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Iniciativa liderada pela Tacira, em parceria com a everis, pretende melhorar a qualidade dos serviços de saúde, a eficiência dos processos assistenciais e aumentar a segurança dos pacientes no município

Águas de São Pedro, município no interior do estado de São Paulo, contará com tecnologia de ponta em seus serviços de assistência à saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) foi informatizada para receber uma inovadora plataforma tecnológica que promoverá melhorias à assistência clínica e os processos administrativos.

A iniciativa é uma importante etapa do projeto “Águas de São Pedro – Cidade Digital e Inteligente”, liderado pela Tacira, empresa do promissor mercado de cidades inteligentes. Para a realização desta etapa, a Tacira contou com a parceria da empresa everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, do Grupo NTT DATA, que atua no setor de saúde há mais de 15 anos. “Este projeto terá início com o desenvolvimento de um cadastro qualificado dos moradores de Águas de São Pedro e, além da importância específica no segmento da saúde, tem a missão de integrar todas as informações na plataforma de gestão de informação para cidades. Isso é de grande importância para a maturaridade do segmento de Smart Cities e para a Tacira, que defende o conceito da visão holística para melhoria da gestão e otimização de custos,” declara Katia Galvane, diretora da Tacira responsável pela área de estratégia e comercial da empresa.

Um dos pilares desta melhoria da assistência à saúde para o cidadão é a criação da ‘História Clínica Eletrônica’, que possibilitará a adequada identificação dos pacientes e o armazenamento de todo histórico clínico e prontuário eletrônico em nuvem. O projeto também prevê o processo de agendamento das consultas, ficha de anamnese, formulários de atendimento, receituário de medicamentos e exames, além da continuidade assistencial por meio da estação clínica a ser utilizada pelos médicos da UBS. E, no futuro, pretende estender o processo de informatização, por meio do sistema ehCOS Clinic, ao pronto atendimento da cidade.

Para garantir a agilidade da implantação, a everis forneceu oito computadores que serão utilizados na UBS pelos profissionais clínicos, até que a cidade possa adquirir os equipamentos para este fim. Segundo, Raphael Saueia Bueno, executivo que lidera o atendimento às empresas do setor de saúde da everis no Brasil, "com a digitalização dos processos, é possível proporcionar melhoria significativa na eficiência do modelo de rede de saúde da região. A implementação desta tecnologia permitirá que a UBS de Águas de São Pedro tenha, em tempo real, acesso a toda informação clínica do paciente registrada, o que reduz significativamente a possibilidade de erros de informação e, também, os custos assistenciais”.

Um evento realizado no município, em dezembro de 2016, formalizou a entrega da plataforma e contou com a presença do prefeito eleito Paulo Sérgio Barboza de Lima, e de seu vice Dr. Celso Henrique de Azevedo Marques, que por ser médico conhece as necessidades e a importância dos avanços neste tema. Na ocasião, o Dr. Celso afirmou que a expectativa com a implantação deste projeto é melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Águas de São Pedro, tendo a tecnologia como um importante legado. O início deste projeto se deu na gestão anterior, do prefeito Paulo Ronan, que permitiu e incentivou todo este processo de transformação.

De acordo com secretário de Saúde, João Victor Barboza, o treinamento dos profissionais que irão utilizar o sistema teve início em 30 de janeiro. “A implantação desta tecnologia da everis, em parceria com a Tacira, será de forma escalonada, mas a previsão é de que o sistema esteja completamente instalado em nossa UBS no máximo em 2 meses”, complementou.

Sobre a Tacira

A Tacira, primeira empresa brasileira especializada em cidades inteligentes, auxilia condomínios, negócios e cidades a tornarem-se mais eficientes e participativos, integrando e conectando soluções digitais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Suas soluções de tecnologia para espaços coletivos transformam praças, ruas e condomínios em verdadeiras experiências digitais. Moradores e cidadãos podem ter conectividade, serviços de segurança mais eficientes, participar e estar informados das decisões coletivamente. Para promover essa experiência, a Tacira criou um aplicativo que funciona como um canal direto entre os usuários e gestores dos espaços.

Sua atuação nas cidades inclui soluções nas verticais de educação, segurança e saúde, como o projeto Cidade Digital e Inteligente em Águas de São Pedro. Outros projetos da Tacira estão presentes em cidades como Valinhos, Itatiba e São Paulo.

Com presença no Reino Unido e no Brasil, o grupo de tecnologia detentor da Tacira, possui mais de 20 anos de experiência. Dentre suas controladas, destaca-se a ISPM, empresa líder em soluções de SLA para Telecomunicações e TI no Brasil. O grupo possui como sócios experientes executivos e empreendedores, que atuam como conselheiros e também proveem suporte executivo `as suas investidas.

Sobre a everis

A everis é uma multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia e de negócios, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização. A companhia, que atua no setor de saúde há mais de 15 anos, além de telecomunicações, serviços públicos, financeiros, industriais e de energia, atingiu um volume de negócios de 816 milhões de euros no último ano fiscal. Atualmente, conta com mais de 17 mil profissionais localizados em escritórios e centros de alto desempenho em 14 países, sendo 1.700 profissionais no Brasil.

A everis colabora com o desenvolvimento do setor da saúde e dos serviços sociais, realizando inúmeros projetos de EHR (Eletronic Health Record) e interoperabilidade para integrar complexos hospitalares ou de unidades básicas, tanto para iniciativas públicas como privadas, cujo objetivo é liderar a transformação do setor, enfrentando novos desafios para a saúde de uma forma diferenciada, baseando-se no próprio conhecimento de negócio e investindo na busca de novos serviços e produtos.

Por meio de sua suíte de produtos ehCOS, uma plataforma tecnológica inovadora orientada a processos, está inovando a forma de construir soluções de negócios para o setor de saúde brasileiro, tanto para sistemas clínicos como administrativos. Sua base funcional e tecnológica de última geração fornece uma camada inicial sólida, que permite reduzir o tempo de implantação em até 70% da nova solução.

A consultoria pertence ao grupo NTT DATA, a sexta empresa de serviços de TI no mundo, com 80 mil funcionários em mais de 40 países. A integração com a NTT DATA permite a everis expandir soluções e serviços aos seus clientes, aumentar as suas capacidades, recursos tecnológicos, geográficos e financeiros e prover respostas mais inovadoras para os seus clientes.

Código de segurança
Atualizar