Brasil, 13 de Dezembro de 2017

Como funciona a análise de eficiência energética em empresas

Estudo técnico avalia as condições de equipamentos, instalações e qualidade de fornecimento de energia.

O trabalho de gestão em energia envolve várias competências. Um dos serviços é eficiência energética que consiste num amplo estudo para verificar equipamentos e questões técnicas relacionadas ao fornecimento de energia em indústrias e empresas de todos os segmentos. Antonio Quaglio, que faz parte da equipe da IBS-Energy, explica que o trabalho de eficiência energética envolve diversas ações, começando pelo estudo de demanda, avaliação de tarifa horária (Verde/Azul), análise do fator de carga e do fator potência, verificação da presença de harmônicos e sistema de iluminação.

O trabalho também contempla levantamento das cargas individuais na produção e do sistema motriz da produção e do sistema não produtivo, checagem de equipamentos (compressores, ar-condicionado, entre outros), verificação do programa de manutenção e até a conscientização dos usuários para combater o desperdício. A partir de todo esse trabalho, a IBS-Energy elabora um estudo que mostra os problemas identificados e soluções para redução de custo. “Cada caso tem características e necessidades distintas, portanto a análise da eficiência energética acaba sendo um ponto de partida do início dos trabalhos de gestão em energia”, revela Quaglio.

Este é um dos serviços de gestão em energia que a empresa oferece. Existem outras áreas, objetos de análise enfocados de acordo com características do cliente. “O importante é atender o cliente de forma eficaz para mitigação de riscos, equacionamento de funções técnicas e reduções de custos relacionados”, afirma o CEO da IBS-Energy, Antônio Bento.

Atuando com há 15 anos no mercado, a IBS-Energy desenvolve projetos personalizados com soluções integradas em gestão em energia. A IBS-Energy possui uma equipe especializada em oferecer soluções que atendam às necessidades dos clientes.

Sobre a IBS-Energy – Empresa especializada em criar soluções que visam otimizar o gerenciamento de energia, oferecendo várias que vão desde sistemas que garantem melhoria do desempenho técnico e redução de dispêndios com energia a projetos estruturados, auditoria, consultoria personalizada, monitoramento e gerenciamento de energia, reclassificação tarifária, verificação de instalações elétricas, suporte para construção de subestações e linhas de transmissões, entre outros serviços.

Código de segurança
Atualizar