Brasil, 23 de Outubro de 2017

• Escrito por  Maitel Leal
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Já estão abertas as inscrições para o BIG Starter, competição dedicada a jogos em desenvolvimento, ou que ainda não tenham sido publicados, de desenvolvedores independentes. O prazo limite para submeter os projetos é até 14 de maio. São duas categorias, ‘Melhor Jogo Educacional’, e ‘Melhor Jogo de Entretenimento’, e os vencedores receberão um troféu e um prêmio de R$ 20 mil cada.

Para participar, basta entrar no site do BIG Festival, na página do BIG Starter (http://www.bigfestival.com.br/contests/18) e se cadastrar, clicando no link “Inscreva seu projeto aqui”, e então seguir as instruções do formulário. O evento tem parceria da Apex-Brasil e a Dow é uma das patrocinadoras, oferecendo o prêmio de ‘Melhor Jogo Educacional’.

Serão até 7 finalistas no total. Os participantes podem enviar quantos games desejarem, para as categorias que desejarem. Os finalistas terão a oportunidade única de apresentarem seus projetos a um público com nomes de destaque na indústria, nacional e internacional, à imprensa e a investidores no dia 28 de junho, dentro do BIG Festival, no Centro Cultural São Paulo.

Diferentemente dos anos anteriores, porém, desta vez a competição exige que os participantes submetam também um plano de negócios detalhado. O comitê de avaliação irá analisar a qualidade geral do projeto de jogo e o plano de negócios. Os critérios incluem aspectos audiovisuais, interativos, mecânica e acabamentos gerais. Daí, os projetos finalistas serão selecionados. É preciso cuidado, pois qualquer erro de informação na inscrição desclassificará o concorrente.

Na apresentação dos finalistas, será levado em conta todo o material apresentado, o potencial de mercado do projeto, e a consistência do plano de negócios.

Projetos baseados em propriedades intelectuais registradas deverão obrigatoriamente fornecer um contrato de permissão de uso. Todos os jogos submetidos deverão ser inéditos e de propriedade de seus criadores.

E mais uma coisa importante: os participantes podem enviar o mesmo projeto, que submeteram ao BIG Starter, à competição principal do BIG Festival, contanto que ele cumpra todas as regras.

O VENCEDOR DO BIG STARTER 2016

Monowheels VR, da IMGNation Studios, do Rio Grande do Sul, foi o grande vencedor do BIG Starter do ano passado na categoria “Melhor Jogo de Entretenimento” e levou o merecido prêmio de R$ 20 mil. “O Big Starter é uma ótima oportunidade pra ganhar uma visibilidade extra para o seu jogo, atraindo a atenção de potenciais parceiros,” declara Orlando Fonseca, diretor criativo da IMGNation Studios. “O prêmio ajuda bastante, já que, como desenvolvedores independentes, estamos sempre atrás de formas de seguir criando nossos próprios jogos.”

O Monowheels VR, hoje aclamado pela crítica e imprensa mundiais, foi o primeiro game que a empresa inscreveu no concurso. Orlando conta que, depois de serem os vencedores, o projeto ganhou muita visibilidade e atraiu a atenção de diversos parceiros. “Outras ainda estão em negociação e esperamos poder divulgá-las em breve,” diz. O projeto tem previsão de lançamento para o fim de 2017, e sairá para todas principais plataformas de realidade virtual: HTC Vive/Steam, Oculus Rift, PlayStation VR e OSVR.

Sobre O BIG Festival

O BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e único na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e se estabelece como hub de negócios na América Latina para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público, que incluem o BIG Business Forum, o fórum de negócios do festival; O BIG Playable City, que reflete e interage no espaço urbano; e o BIG Impact, iniciativa dedicada a jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade, o BIG VR e o BIG Innovation.

O BIG Festival é o maior festival de jogos independentes da América Latina, e um dos três maiores do mundo. Acontece anualmente na capital paulista, no Centro Cultural São Paulo. A edição desde ano acontecerá de 24 de junho a 2 de julho e será, como sempre, gratuita e livre para todos os visitantes. O BIG Festival tem patrocínio da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista e Dow; apoio do Centro Cultural São Paulo e parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames. A realização é da Bitsfilmes, Spcine, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Ministério da Cultura.

Código de segurança
Atualizar