Brasil, 19 de Agosto de 2017

Comunidade de Tapara Miri, no Pará, recebe coleção de livros infantis com repelente em ação social

• Escrito por  Gabriel Araujo
  • Publicado em Demais

Pela primeira vez coleção de livros infantis é impressa com repelentes naturais para ajudar a comunidade a levar educação e proteção para as crianças

A Ananse Química, empresa brasileira especializada em microencapsulamento, juntamente com a RJR Editora, lançam a coleção de livros “Histórias Seguras, Guerreiros da Amazônia, volume 1” - incluindo um exemplar que conta a história de guerreiros convocados para salvar a floresta da devastação, e um de colorir, além de giz de cera e uma capa de super-herói. Todos os materiais vêm com uma grande inovação: repelentes naturais nas fibras do papel, no giz e no tecido da capa. O projeto, criado e desenvolvido pela Little George, hot shop de criação do Grupo Ketchum, une nanotecnologia e microcápsulas repelentes transformando o momento de aprendizagem e diversão num momento também de proteção para as crianças.

“Procuramos a Little George para nos ajudar a construir um projeto social que pudesse auxiliar as famílias e cuidadores a protegerem as crianças dos mosquitos transmissores de doenças como a malária, a febre amarela e a dengue. Quando fomos apresentados à ideia do livro, entendemos que ia ao encontro dos nossos objetivos e tinha um grande potencial social”, explica Claudia Galvão, CEO da Ananse Química.

O projeto foi lançado com distribuição gratuita dos kits na comunidade de Tapara Miri, no Pará. Para escolher o local correto e testar a tecnologia, o projeto recebeu o apoio do IPAM (Instituto de Pesquisas da Amazônia), que previamente testou a efetividade do repelente aplicado nos livros e auxiliou na escolha das comunidades que precisariam receber esse apoio, além de dar todo o suporte logístico para a equipe.

Nessa primeira etapa a expectativa é entregar mais de 2 mil kits e até o final do ano a ideia é chegar a 20 mil unidades. Como próximos passos, a editora RJR em parceria com a Ananse irão mapear outras regiões com foco de casos das doenças transmitidas pelos mosquitos para ampliar a ação.

A inovação

A coleção “Histórias Seguras – Guerreiros da Amazônia” traz em suas páginas verniz com microcápsulas repelentes que são acionadas durante o manuseio. O giz de cera contém repelentes e a capa de super-herói também leva repelentes nas fibras do tecido. Óleo de citronela, óleo de Neem e óleo de cravo compõem a ação repelente, que tem duração de até três meses – dependendo da frequência de uso. “Para os próximos lançamentos queremos adicionar óleo de andiroba, componente encontrado no Norte e que também tem uma grande ação repelente”, explica Claudia Galvão.

A peça surgiu como alternativa para os pais e cuidadores que sempre buscaram uma solução para repelir mosquitos, principalmente para proteger as crianças em situação de risco e comunidades as quais a compra de repelentes para se proteger de doenças não é uma opção. Além dos livros e do giz de cera, a capa de super-herói foi criada, para que cada criança pudesse se tornar o seu próprio Guerreiro da Amazônia e se proteger contra o surto de doenças como febre amarela e malária, que está intensificada na região norte do Brasil.

“Estamos trazendo um produto que vai inovar o marketing olfativo. Foram mais de seis meses de desenvolvimento até chegarmos à fórmula ideal, que leva um verniz especial – diferente dos tradicionais usados pelas gráficas –, elaborado especificamente para essa coleção. Esse ano, além do livro, também inserimos verniz repelente em kits com giz de cera de cores diferentes e também numa capa de super-herói, empoderando as crianças para lutarem contra os mosquitos”, afirma Gabriel Araújo, vice-presidente de Criação da Little George e idealizador do projeto.

Para mais informações, acesse www.ananse.com.br e www.litllegeorge.com.br.

Cliente: Ananse

Agência: Little George

Executive Creative Director: Gabriel Araujo

Redator: Gabriel Araujo

Autor do livro: Ronaldo Barcelos

Planejamento: Leticia Massa

Diretor de Arte: Anderson Borges

Atendimento: Carolina Azevedo

Ilustração: Anderson Borges/Ronaldo Santana

Desenvolvimento Tecnológico: Ananse

Aprovação: Claudia Galvão, Ronaldo Barcelos

Sobre a Ananse

Ananse é uma empresa brasileira, desenvolve, fabrica e comercializa produtos utilizando nanotecnologia e técnicas de microcapsulação para diversos segmentos. A empresa desenvolve soluções sob medida para as indústrias cosméticas, H&H e têxtil, além de soluções completas para marketing olfativo.

Sobre a RJR Editora

A RJR é uma produtora de animação e editora que cria soluções eficientes para a concretização de desejos e ideias. Atua há mais de 12 anos no mercado produzindo animação, ilustração, design, web, multimídia e desenvolvendo projetos editoriais desde 2012. A missão da editora é criar e desenvolver novos conteúdos para o mercado audiovisual e editorial, abrindo as portas para os novos talentos.

Sobre os Guerreiros da Amazônia

É uma história infanto-juvenil com a missão de divertir e educar por meio da emoção. Utilizando a temática de super-heróis, crianças e jovens são convocados para vestirem as armaduras sagradas que detêm os poderes dos animais e assim defenderem a Floresta Amazônica e os seus habitantes. O objetivo é resgatar o amor e a autoestima das crianças que vivem nas florestas e o entendimento para as que nasceram e vivem em grandes centros urbanos. Essas, que são a maioria, cresceram sem a conexão com a natureza. A história dos Guerreiros da Amazônia é uma sementinha de esperança para uma geração que definirá o futuro da Floresta e do seu povo nos próximos 15 anos.

Sobre o IPAM

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental e sem fins lucrativos, que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica, justiça social e a conservação da integridade funcional dos ecossistemas da região.

Sobre a Little George

A Little George é uma agência de criação do grupo Ketchum focada em resultados, que enfatiza a comunicação com os consumidores unindo técnicas da publicidade, btl, digital, PR e design para criar campanhas surpreendentes e inovadoras que estão em sincronia com a forma como os consumidores absorvem informação e se comportam atualmente. Para criar uma comunicação 360, a agência desenvolve trabalhos como business strategy, advertising, PR, digital, brand & communications, creative data, research & analytics, user experience, creative technology, branded content, storywhatever, social media, CRM e guerrilha. Mais informações poderão ser encontradas em www.littlegeorge.com.br.