Brasil, 24 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Construtora usa método sustentável para evitar rebaixamento de lençol freático em obra de Goiânia

  • Escrito por  Hugo Oliveira/Foto Edijan Fernandes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Construtora usa método sustentável para evitar rebaixamento de lençol freático em obra de Goiânia

Alternativa pouco executada em Goiânia, a parede diafragma é considerada um método mais sustentável de contenção. Consciente Construtora e Incorporadora optou por esta solução na obra do Nexus Shopping & Business

A despeito do avanço da construção civil ao longo da história, um dos grandes desafios é a redução de impactos ambientais. Técnicas e métodos vêm sendo estudados para que se preserve ao máximo o entorno de uma obra, assim como diminuir suas reverberações em todo o ecossistema. Uma dessas soluções são as chamadas paredes diafragma, técnica de contenção comumente usada em cidades litorâneas, devido a presença de agua na superfície. Esta solução foi escolhida para ser implantada na obra do Nexus Shopping & Business, complexo que une shopping, hotel, convenções, torres office e corporate em construção no Setor Marista, em Goiânia.

O método descarta a utilização de rebaixamento do lençol freático e, conforme explica um dos engenheiros civis da obra, Julliano Nascimento, “esta é uma alternativa mais sustentável para a cidade e para a vizinhança, porque não altera o sistema hídrico do lençol freático, mantendo seus níveis originais em todo o perímetro da obra, e proximidades”.

Caso houvesse optado pelo rebaixamento do lençol freático no Nexus Shopping & Business, seria necessário efetuar intervenções no asfalto da Avenida D e na Rua 23 para implantar a tubulação necessária para transportar a água até à Praça Léo Lynce, onde há uma trincheira, que é um dispositivo de infiltração, explica o engenheiro. “A vizinhança e as pessoas que transita por estas avenidas foram poupados desse transtorno e o meio ambiente está sendo menos impactado”, diz o engenheiro.

As paredes diafragma são construídas no subsolo. Tomando os devidos cuidados de contenção, o terreno é escavado até o nível em que o solo torna-se impenetrável, com baixa permeabilidade, e, em todo seu perímetro são erguidas paredes de concreto, ou muros, formando, no final, algo similar a uma imensa ‘piscina seca’. “O resultado é o terreno com uma superfície seca, sem a necessidade de drenagem contínua”, explica o engenheiro.

O Nexus recebeu uma ‘piscina seca’ de quase 5.030m², área total de paredes de contenção executada. Durante o processo de escavação das paredes diafragmas, com o auxílio da estabilização do solo por meio de lama bentonítica, foram retirados cerca de 2.600m³ de terra, o equivalente 217 caminhões. O passo seguinte foi a montagem das armações em aço, com auxílio de guindastes de grande porte. Depois, os painéis foram preenchidos com concreto. Só para estas cortinas, foram utilizados 2.050m³ de concreto, o que representa cerca 256 caminhões de concreto.

As paredes diafragma foram construídas e instaladas em profundidades que variam entre 12 e 15 metros de profundidade. Nesse nível, a água não percola, de acordo com laudo realizado pelo engenheiro Frederico Falconi, um dos especialistas da área, e um dos mais respeitados no país. O modelo atende às especificações da Certificação Leed (Leadership in Energy and Enviromental Design), uma das mais respeitadas certificações internacionais, voltadas para construções sustentáveis, concebida e concedida pela organização americana Green Building Council (USGBC). A obra do Nexus Shopping & Business está sendo executada para obtenção dessa certificação.

Sobre o Nexus Shopping & Business

Empreendimento com mais de 136 mil metros quadrados previstos de área construída, o Nexus Shopping & Business é o maior complexo multiuso do Centro-Oeste, com shopping, torres corporate e office, hotel, convenções, e mais de 1.700 mil vagas de estacionamento. Construído pela Consciente Construtora e Incorporadora em parceria com a JFG Incorporações, seu projeto, além de diversos objetivos, visa otimizar o dia a dia da população concentrando diversos serviços e conveniências em um mesmo lugar. A construção é voltada para obtenção da Certificação LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), um dos mais respeitados certificados internacionais destinados a construções sustentáveis, concebido e concedido pela organização americana Green Building Council (USGBC).

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::