Brasil, 30 de Março de 2017

Locamerica Anuncia Fusão Com Ricci Locadora

• Escrito por  Tree Comunicação
  • Publicado no www.segs.com.br em Demais

Operação cria a maior empresa de locação de frotas do País, com 43 mil veículos, e coloca a Companhia em posição destacada em meio ao processo de consolidação do setor.

A Locamerica anuncia hoje, 20 de março, fusão com a Ricci Locadora, operação que dá origem à maior empresa em locação de frotas de todo o Brasil. Com 27,7 mil veículos, a Locamerica passa a reunir em conjunto com a Ricci um total de 43 mil veículos. O faturamento combinado das duas empresas, por sua vez, chega ao patamar de R$ 1,126 bilhão ao ano.

“Com essa transação, combinamos as forças de duas empresas complementares e, apesar de já cobrir todo o território nacional, fortalecemos ainda mais a nossa presença geográfica, dado o foco da Ricci na região Sul e o da Locamerica na região Sudeste. Além disso, a companhia combinada será capaz de levar soluções ainda mais competitivas e atrativas aos nossos clientes”, diz Luis Fernando Porto, CEO da Locamerica. “Do ponto de vista econômico-financeiro, este é um movimento muito importante dada a relevância que escala e acesso a capital têm em nossa indústria.”

“Estamos muito felizes com esta fusão, que reúne companhias com o mesmo objetivo: promover o melhor relacionamento com seus clientes, fornecedores e acionistas”, destaca Dirley Ricci, CEO da Ricci, que detém 17 pontos de atendimento e 6 lojas de seminovos na região sul do Brasil, ante as 18 filiais e 14 lojas que a Locamerica soma em todo o país. “Juntas, Locamerica e Ricci passam a ter maior capilaridade e uma rede para vendas de seminovos diferenciada”, acrescenta Dirley.

Em 2016, a Locamerica contabilizou lucro líquido de R$ 28,9 milhões no acumulado do ano, alta de 55,7% em relação ao ano de 2015, e o faturamento da Companhia chegou a R$ 796,0 milhões. A evolução dos resultados reflete a maturação de uma série de iniciativas de criação de valor implementadas pela Companhia ao longo dos últimos anos, com destaque para a venda de seminovos, segmento que respondeu por 44,3% da receita da Locamerica no mesmo período.

A união das empresas se dará predominantemente por meio de troca de ações, sendo certo que Dirley Ricci, principal acionista da Ricci, passará a integrar o bloco de controle e diretoria executiva da empresa mineira.

O Banco do Brasil e o Banco Votorantim atuaram como assessores financeiros dos acionistas da Locamerica e da Ricci nessa transação estratégica, que cria a maior empresa de locação de frotas do Brasil. É importante ressaltar que operação está sujeita à aprovação formal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).