Brasil, 16 de Agosto de 2017

Webedia anuncia aquisição do vertical de saúde Minha Vida

• Escrito por  Robert Galbraith
  • Publicado em Demais

Novo investimento da multinacional francesa de mídia digital faz com que portfólio de verticais ultrapasse 50 milhões de usuários únicos no comScore, tornando a empresa o maior publisher digital de entretenimento & lifestyle do Brasil

Games, Cinema, Culinária, Glamour e agora, Saúde. O Minha Vida, o maior site dedicado à saúde, alimentação, beleza, fitness e bem-estar da América Latina, é o mais novo integrante do portfólio de verticais da Webedia, multinacional francesa de mídia digital. A aquisição foi de 100% do site Minha Vida; os demais negócios se mantém com a B2U, empresa também controladora do Dieta e Saúde e Tecnonutri, aplicativos líderes em alimentação saudável na América Latina. A nova aquisição faz com que a audiência total dos verticais da Webedia ultrapasse os 50 milhões de usuários únicos no comScore. "Com o Minha Vida, a Webedia se torna o maior publisher digital de entretenimento & lifestyle do Brasil. Essa aquisição faz parte do nosso movimento mundial de investimento em verticais líderes, que iniciamos aqui com o AdoroCinema em 2013 e continuamos com o TudoGostoso em 2015”, afirma Cyrille Reboul, CEO da Webedia Brasil. O grupo também opera no país os sites IGN Brasil, PurePeople e PureBreak.

O executivo explica que conteúdo original de alta qualidade, audiência expressiva e dados exclusivos de alto valor são as características que pautam os investimentos mais recentes da Webedia em mídia digital. “Essas são as qualidades que tornam os verticais indispensáveis para os anunciantes. São ativos estratégicos de alto valor se bem operados”, afirma ele. O Minha Vida tem hoje 14,3 milhões de unique visitors por mês, de acordo com o comScore Brasil. Os principais anunciantes são da indústria farmacêutica e os grandes grupos de consumer goods como Johnson & Johnson, Colgate e Unilever, com quem a Webedia já tem parceria.

A operação de produto e editorial do Minha Vida será liderada por Marcia Netto, atualmente sócia e diretora de produto no Grupo Minha Vida. O atual time comercial será integrado ao da Webedia sob a responsabilidade de Renato Paiva, vice-presidente comercial e marketing. Toda a operação do site se mudará para o prédio da Webedia.

A Webedia enxerga sinergias imediatas entre os ativos do grupo. Renato Paiva explica que "o Minha Vida será um complemento perfeito ao TudoGostoso, vertical com a maior audiência sobre culinária na América Latina, por conta das afinidades entre os assuntos alimentação, saúde e bem estar. Esse investimento vai gerar oportunidades de novos negócios para todas as áreas do grupo”.

Em termos de tecnologia, o Minha Vida terá à sua disposição o trabalho de Research & Development contínuo que a Webedia faz no mundo todo. Marcia Netto detalha que vai trabalhar em três frentes prioritárias para alavancar a operação dentro do novo grupo: conteúdo multi-plataforma, inteligência de dados e expansão internacional. “Vamos ampliar o alcance da marca Minha Vida em todas as plataformas, criando conteúdos que vivem de maneira nativa no Facebook, Youtube ou Instagram” explica ela. Na área de Data, frente considerada prioritária para a Webedia globalmente e que alimenta os investimentos em verticais líderes, os dados do Minha Vida serão trabalhados para oferecer conteúdos cada vez mais personalizados para os usuários e tornar as campanhas dos anunciantes sempre mais relevantes.

A aquisição do Minha Vida é o primeiro investimento da Webedia em verticais de saúde e bem-estar no mundo, o que abre uma nova frente de negócios para o grupo em sua estratégia global. “A iniciativa da operação brasileira certamente coloca a incorporação de novos ativos dentro dessa temática na pauta de nossas demais operações”, afirma Cyrille Reboul.

Sobre a Webedia

Fundada em 2007, a Webedia (www.webedia.fr) uniu-se, em 2013, com a Fimalac, companhia de investimentos liderada pelo bilionário Marc Ladreit de Lacharriere, acionista da agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings. Liderado por Cyrille Reboul, sócio da Webedia e CEO no Brasil, o grupo lançou desde 2012 vários sites verticais hoje líderes no País, como AdoroCinema, IGN Brasil, PurePeople e PureBreak. Todos os seus verticais na internet brasileira somam mais de 36 milhões de visitantes únicos por mês. A liderança do time comercial é desde 2014 do vice-presidente Renato Paiva, executivo com mais de 15 anos de experiência no mercado de agências, marketing digital e desenvolvimento de negócios.

Em agosto de 2015, a Webedia anunciou a compra por R$ 49 milhões do maior site de culinária do Brasil, o TudoGostoso; e em setembro, assumiu controle do canal Parafernalha. Em 2016, foram duas novas incorporações: a Digital Stars, agência de influenciadores liderada por Luiz Felipe Barros, CEO e fundador; e a Nerd ao Cubo, empresa de assinaturas de produtos Nerd que passou a ser unidade de negócios dedicada a desenvolver ações para as comunidades de todas as marcas do grupo. Diogo Santos é sócio responsável pela direção comercial da Nerd ao Cubo.

Um dos empreendimentos mais recentes da Webedia é nos eSports, com a criação de uma divisão exclusiva no fim de 2016 e a construção de uma arena na nova sede na Vila Olímpia, em São Paulo. O investimento de R$ 3 milhões na área tem como objetivo organizar competições com grandes premiações, transmissões ao vivo e eventos físicos para engajar os principais gamers profissionais do Brasil com o crescente público interessado nos eSports.

Sobre a B2U

Com 12 anos de atuação, a B2U desenvolve produtos digitais que fazem bem à saúde. Com DNA tecnológico e um modelo de negócios focado em dados, os produtos ajudam o público a levar um estilo de vida mais saudável a partir da alimentação e atividades físicas. Os aplicativos do grupo são líderes nas categorias health & fitness, tanto em Android, quanto em IOS, com mais de 14 milhões de downloads. Entre seus principais produtos estão os aplicativos Dieta e Saúde, programa de emagrecimento saudável e Tecnonutri, dieta social para quem busca um estilo de vida mais saudável. Os aplicativos já foram lançados em português, inglês, espanhol e francês.

Com a venda do Minha Vida, a B2U pretende ampliar seus canais de distribuição dos aplicativos, trabalhar os dados dos milhões de usuários para gerar mais eficiência no mercado de alimentação e consolidar suas operações fora do Brasil.