Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

A distribuição de bebidas para grandes eventos

Por Victor Simas

O Brasil é, sem dúvida, um país conhecido por suas comemorações. Nosso povo é famoso por seu espírito festivo, alegria de viver e prazer em celebrar. Esse fato já se tornou muito mais que uma característica e hoje faz parte do nosso DNA. Temos diversas datas comemorativas em nosso calendário e todas sempre são regadas à boa comida e bebida, refletindo nossa brasilidade.

Para garantir esses momentos de congraçamento e comemoração, as revendas associadas à Confenar seguem um planejamento minucioso para levar nossos produtos até os milhares de pontos de venda em todo o País e, consequentemente, até os consumidores finais. Quando se trata de grandes eventos, como as já tradicionais festas juninas, rodeios e, no próximo ano, as Olimpíadas, o trabalho é ainda maior e mais desafiador, uma vez que a demanda aumenta devido ao número de pessoas circulando e também pelos (prováveis e esperados) turistas.

Com esses eventos que exigem considerável empenho, as revendas intensificam seu trabalho a fim de vencer o desafio logístico inerente ao processo: grandes volumes em pouco tempo. Ser eficiente, em muitos casos, não depende somente das revendas, mas também da infraestrutura rodoviária, perfil de rota e legislação restritiva de trânsito dos municípios onde ocorrem os eventos. É nesse ponto que um bom planejamento faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da operação. Nele, devem ser mensuradas, com detalhes, todas as etapas do processo de distribuição, inclusive a tentativa de antecipar problemas que podem trazer prejuízos ou entraves para a ação.

O segredo é seguir algumas indicações importantes para que tudo dê certo após planejar as etapas. A primeira é mensurar os pedidos e avaliar as quantidades que serão transportadas. Isso evita o excesso de produtos que serão armazenados, além de evidenciar a real situação da operação, como se a empresa precisará reforçar seu time de colaboradores ou aumentar o estoque para dar conta da demanda. Como segunda recomendação, caso o evento exija a contratação de novos colaboradores, a revenda deve oferecer um treinamento prévio para o time, abordando temas como segurança e assertividade de entrega, com direcionamento específico para a complexidade de cada etapa do processo. Atuar com tal cuidado tem seus desafios, afinal, são ações que exigem uma quantidade de tempo razoável e eventual aumento de custos, que devem ser contabilizados no orçamento.

Outro ponto que deve ter atenção especial são as frotas. Elas são peças-chaves e devem estar disponíveis durante toda a operação. Revisões gerais dos veículos e treinamentos e preparação do time de motoristas devem ser considerados, uma vez que impacta diretamente em uma operação eficiente e rápida.

Mesmo seguindo todas as etapas, a revenda deve se atentar, ainda, ao cronograma das entregas. Ele é a segurança de que os produtos estarão em seus destinos em um prazo predefinido e que, se algum problema acontecer, a empresa terá tempo hábil para retificar as ações. Portanto, reforço, é de extrema importância criar um cronograma bem estruturado, com datas precisas e reais. Outro ponto muito importante a destacar é: seja realista com a operação. Se você acredita que não dará tempo de entregar em um curto prazo, procure flexibilizar as datas com o cliente e não prometa o que não é viável de cumprir.

O cronograma financeiro bem executado é outro diferencial. Mensurar adequadamente o valor da operação e seguir um planejamento eficiente dos custos certamente fará a empresa evitar prejuízos.

Grandes operações trazem desafios consideráveis e devem ser encaradas como oportunidades. Com um bom planejamento, uma equipe bem treinada e um cronograma alinhado, o desafio se torna muito menos complexo. Mais do que vender bebidas, entregamos alegria, e é muito gratificante ser um elo fundamental neste ciclo ao oferecer o melhor serviço para intensificar os momentos de congraçamento país a fora.

Victor Simas é presidente da Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.