Brasil, 17 de Agosto de 2017

ANCP visita Nelore Jandaia no Estado do Mato Grosso

• Escrito por  Thell de Castro
  • Publicado em Demais

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) visitou a Fazenda Kuluene, localizada no município de Gaúcha do Norte (MT), entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março. A propriedade, pertencente a Willian Koury, abriga o plantel da marca Nelore Jandaia, que há quase 53 anos vem se dedicando ao aprimoramento e consistência da raça no Brasil.

Representando a Entidade, o zootecnista Danilo Diogo de Oliveira, integrante do departamento Técnico e responsável pelo departamento de Marketing, foi recebido pela equipe da fazenda. O objetivo da visita foi acompanhar os manejos de avaliação dos animais da raça e dos lotes de manejos e suas premissas dentro da propriedade.

Empreendedor e visionário, Koury fez da marca Nelore Jandaia uma das responsáveis pelo crescimento e evolução da raça no Brasil, produzindo animais que fizeram parte da história. Os investimentos dentro e fora mostram que a marca não ficou presa às glórias do passado, com investimento em tecnologias que impulsionam a pecuária nacional.

A Fazenda Nelore Jandaia, que já conquistou vários títulos com animais em pista, agora tem todo o seu trabalho voltado para características econômicas relacionadas à carcaça, peso, habilidade materna, precocidade, morfologia, temperamento e padrão racial.

Danilo destaca o trabalho reprodutivo da Nelore Jandaia, onde as novilhas são desafiadas aos 14 meses e as primíparas super precoces, ainda com seus bezerros ao pé, já estão prontas para estação de monta novamente. “São fêmeas que aliam precocidade fenotípica estrutural e funcional reprodutiva, características que impactam positivamente em qualquer propriedade rural que tem como o objetivo a produção de bovinos de corte”, comenta.

“Os animais estão em regime de pasto, recebendo apenas sal mineral, e os bezerros não têm acesso a nenhum tipo de suplementação, sendo desmamados, alimentando-se apenas do leite, do capim e tendo acesso ao sal no cocho da mãe, o que reforça mais a qualidade dos animais. É realmente um trabalho singular”, finaliza Danilo.