Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Associação lista 6 passos para obter benefícios com programas de fidelidade

Os programas de fidelidade, aqueles em que o participante acumula pontos/milhas para trocar por produtos e serviços, estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Números da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), composta pelas principais empresas deste setor, apontam que há quase 78 milhões de cadastros nos programas das suas associadas. Apesar de populares, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como este tipo de iniciativa funciona e qual a melhor forma de aproveitar suas vantagens.

Para auxiliar o consumidor na busca por benefícios, a ABEMF preparou uma lista com seis passos que podem ajudar, e muito, quem quer desfrutar da fidelização.

1 – Crie um hábito – Antes de qualquer compra, mesmo nos pequenos itens do dia a dia, verifique quais lojas, físicas ou online, oferecem pontos/milhas. Se o preço do produto for o mesmo, vale a pena optar pelo estabelecimento que o permita acumular. Com o tempo, esse comportamento se tornará um hábito e você conseguirá juntar pontos/milhas sem qualquer esforço;

2 – Concentre seus gastos – Seja em um cartão de crédito ou em parceiros de determinado programa, o importante é concentrar os gastos sempre nos mesmos locais para conseguir acumular mais rápido. Se você participa de vários programas diferentes, compra em um número muito grande de lojas ou tem vários cartões, seus pontos/milhas ficarão fragmentados e será mais difícil atingir saldo suficiente para trocas;

3 – Utilize seus pontos/milhas – Se você tem um cartão de crédito, é muito provável que já esteja acumulando pontos/milhas, mesmo sem perceber. Por isso, procure conhecer os benefícios do seu cartão e utilize o saldo de pontos/milhas acumulado, seja por meio de resgates diretamente no catálogo do programa do seu banco ou por transferência para outros programas existentes no mercado;

4 – Atenção às viagens – Quando se fala em programa de fidelidade, logo vem à mente o resgate de passagens aéreas, ainda o preferido entre os consumidores. Mas é sempre bom lembrar que as viagens podem ser também boas fontes para juntar pontos/milhas. Você pode acumular com voos, na reserva de hotel ou em diversas outras oportunidades. Da mesma forma que você pode escolher os estabelecimentos para compra, de olho nos pontos/milhas, vale a pena optar por hotéis e companhias aéreas que te ajudem a somar pontos/milhas em seu programa;

5 – Fique de olho na validade – Todo o saldo de programas de fidelidade tem prazo de validade. Fique atento a essas datas e nunca o deixe expirar. As empresas de fidelização informam, com frequência, o saldo e a validade de seus pontos/milhas. Por isso, atenção aos comunicados enviados por elas. Acompanhe seu extrato e resgate sempre;

6 – Cuidado com a segurança – Proteger sua conta em programas de fidelidade é tão importante quanto cuidar de sua conta de e-mail ou de banco. Procure criar uma senha segura e nunca forneça para terceiros nenhum dado como por exemplo, login, senha ou mesmo seu email. Assim, você ajuda a evitar fraudes e mantém salvo seu saldo acumulado.

Para mais informações sobre o assunto, os porta-vozes da ABEMF estão à disposição.

Sobre a ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade sete das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Grupo LTM, MasterCard, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

Código de segurança
Atualizar